Marketing: Mais de 100 mil pagaram subscrições no NY Times

Abril 22, 2011 by  
Filed under Notícias

Num comunicado trimestral, a New York Times Company (a empresa que detém o jornal homónimo) disse que o número de pessoas que pagaram para aceder sem limites ao site ou para ter acesso à totalidade dos conteúdos nas aplicações móveis é um “indicador encorajador”. Porém, admitiu que as subscrições foram feitas ao preço promocional de lançamento e que ainda não é claro quantos destes primeiros utilizadores ficarão fiéis ao serviço.

Em finais de Março, o NY Times ergueu uma barreira de pagamentos que permite apenas o acesso gratuito a 20 artigos (ou outro género de conteúdo) por mês e que limita as secções que podem ser vistas nas aplicações para smartphones e tablets. Contudo, surgiram várias formas de contornar facilmente o limite de 20 artigos, algumas das quais criadas pelo próprio jornal (por exemplo, aceder através da conta do NY Times no Twitter).

No relatório de contas trimestral, a empresa assinala também uma quebra abrupta dos lucros, que desceram 57,6% (para 5,4 milhões de dólares, ou 3,7 milhões de euros) face ao primeiro trimestre de 2010.

Um dos factores responsáveis é a quebra nos anúncios da edição impressa do jornal. Outro, foi uma quebra das receitas no site About.com, também detido pela empresa.

O About.com é um site cujos artigos são escritos de forma a serem beneficiados nas páginas de resultados dos motores de busca. Porém, o Google, que é o motor de busca dominante, fez uma alteração nos seus algoritmos precisamente para evitar este tipo de esquemas, o que levou a um decréscimo do tráfego daquele site.

As contas deste primeiro trimestre ainda não têm em conta as receitas do sistema de subscrição de conteúdos digitais.

Fonte: Público



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!