Inovação: Os dez melhores projectos tecnológicos em Portugal

Maio 1, 2011 by  
Filed under Notícias

Os IDC Awards 2010 foram criados pela IDC Portugal com o objectivo de distinguir projectos de inovação suportados por tecnologias de informação com grande impacte nas organizações e empresas nacionais.

Os premiados foram escolhidos em função da criação de valor para a organização a que pertencem, tendo em conta a melhoria e a optimização de processos de negócio; a inovação e a criação de novos produtos ou serviços e o desenvolvimento de novas capacidades de negócio; a melhoria da produtividade e a efectividade dos colaboradores; a atracção e a retenção de clientes; a expansão da utilização da informação e a melhoria de processos de decisão.

«Analisámos um conjunto muito heterogéneo de projectos e os premiados são representativos de vários sectores e de respostas a desafios de negócio muito diversos», afirmou Gabriel Coimbra, research and consulting director da IDC em Portugal. «Estes projectos distinguem-se pela enorme criação de valor para a organização e pelo rigoroso alinhamento entre tecnologia e necessidades de negócio, e mostram que num Portugal em crise continuam a existir empresas e organizações a recolher bons dividendos de um investimento inteligente em tecnologia.»

Os 10 premiados foram seleccionados por um júri de personalidades prestigiadas na área das tecnologias de informação, incluindo Fernando Bação, professor do ISEGI-UNL; Jaime Quesado, especialista em estratégia, inovação e competitividade; José Dias Coelho, professor na UNL e presidente da APDSI; José Tribolet, professor no IST e presidente do INESC; Luís Magalhães, presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento; Pedro Veiga, professor na FCUL e presidente da FCCN; e Carlos Marçalo, director do Semana Informática.

A atribuição destes prémios decorreu na passada semana, no final da conferência CIO Summit 2011.

Projectos vencedores
• Soluções business to business marca branca e modulares dirigidas a instituições financeiras do Banco BEST – António Martins, director executivo, e Luís Rodrigues, director de Sistemas de Informação.
• Sistema de bilhética utilizando tecnologia RFID da Comboios de Portugal, E.P.E. – Nuno Alexandre Moreira, vogal do Conselho de Administração.
• Suporte tecnológico à estratégia de crescimento e internacionalização do Grupo Pestana – João Machado, director de Tecnologias de Informação.
• Projecto de desenvolvimento e implementação de um sistema de cobrança de portagens Multilane Free Flow da Ascendi – Pedro Pinto, director de Sistemas de Informação e director de portagens.
• Modernização e simplificação dos processos autárquicos na Câmara Municipal de Águeda – Gil Nadais, presidente da autarquia.
• Sistema de localização de crianças em tempo real no parque temático KidZania Portugal da Chamartín Imobiliária SGPS – Carlos Vaz, director de Sistemas de Informação.
• Sistema aplicacional online que integra na mesma rede privada os diversos intervenientes do sector farmacêutico da Farminveste – Carlos Lacerda, CEO.
• Seguro automóvel OK! GPS que utiliza a tecnologia telemática e de georreferenciação da Via Directa – Ok! Teleseguros – Sérgio Pereira Carvalho, director de Marketing e Produto.
• Mobile Portal, acesso a informação disponível nos mais diversos sistemas a partir de qualquer ponto da loja Sonae – Artur Loureiro, CIO, e João Nonell Günther Amaral, business partner Sonae MC.
• Sistema de contratação, recrutamento e aprovação de trabalho temporário da Eurest Portugal – Fernando Rosa Lopes, responsável pelo departamento de Sistemas de Informação.

Fonte: Semana Informática



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!