Marketing: Computadores pessoais perdem mercado para ‘tablets’

Maio 4, 2011 by  
Filed under Notícias

As vendas de computadores em Portugal estão a cair e deverão manter-se assim até ao final do ano.

Após anos consecutivos de crescimento, as vendas de computadores em Portugal começaram a cair a pique e deverão manter esta trajectória até ao final do ano. As previsões da consultora IDC para o total do ano apontam para uma quebra de 20% nas vendas de computadores no mercado português. “O mercado está em queda. A nível mundial, decresceu 3,2% e em Portugal o sector caíu quase 22%”, no primeiro trimestre, afirma o director da IDC Portugal e Espanha, Gabriel Coimbra, ao Diário Económico.

No último ano venderam-se 1,387 milhões de computadores pessoais (PC) no mercado nacional, menos 23,2% do que em 2009, revela o relatório “IDC Emea PC Tracker”. As vendas de computadores cresceram a partir de 2002 e, em 2009, atingiram 1,8 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 11,8% face a 2008. Durante algum tempo, os programas do Estado para a distribuição de computadores a baixo preço – nomeadamente o Magalhães e os portáteis do ‘e-escolas’ – incentivaram este crescimento, mesmo quando a crise económica já se fazia sentir.

“Em Portugal o mercado de portáteis foi mais afectado. A crise é a principal razão para a queda, mas a introdução dos ‘tablets’ também tem contribuido para esse decréscimo”, acrescenta Gabriel Coimbra. A IDC estima que, no ano passado, tenham sido vendidos cerca de 17 milhões de ‘media tablets’ em todo o mundo, dos quais quase seis milhões na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA). A Apple liderou este mercado com mais de 85% de quota de mercado.

Para 2011, as previsões da consultora apontam para que este segmento de produtos cresça mais de 300% e chegue perto dos 45 milhões de unidades, dos quais 22 milhões serão vendidos na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). A consultora Gartner fez uma previsão a médio prazo. Entre 2011 e 2015, as vendas de ‘tablets’ deverão quadruplicar para 294 milhões. Cerca de metade dos equipamentos será com sistema operativo Android.

Acer lidera vendas em Portugal

A empresa sedeada em Taiwan continua a liderar as vendas de computadores no mercado português. De acordo com os dados da IDC, nos primeiros três meses deste ano a Acer tinha uma quota de mercado de 25%. Uma posição que a Acer tirou à Hewlett-Packard (HP) ainda em 2010, atirando-a para segundo lugar. Logo a seguir no ‘ranking’ surgem as marcas Toshiba, Asus e Samsung.

“As vendas da Toshiba estão a crescer, tanto na Europa como a nível global. Em Portugal, no entanto, esta tendência não se verifica, uma vez que todo o mercado está em contra-ciclo, devido ao fim dos projectos de educação”, refere Jorge Borges, director de marketing da Toshiba Portugal. No primeiro trimestre de 2010 os projectos de educação foram responsáveis pela venda de muitos portáteis – como tal, o responsável realça que “qualquer comparação será sempre negativa”. Assim, se da análise se excluírem os projectos de educação, “a Toshiba continua a crescer acima do mercado”, salienta Jorge Borges.

Foi no ano passado que a Acer se tornou líder de mercado, substituindo a HP na liderança. A fabricante de Taiwan vendeu em Portugal mais de 275 mil unidades, o que lhe valeu uma quota de mercado de 19,9% e um crescimento anual de 41,8%. Praticamente no reverso da medalha, a HP sofreu uma quebra de 46,4%, tendo ficado em segundo lugar com 225 mil unidades vendidas e uma quota de 16,3%.

A portuguesa JP Sá Couto e a Toshiba registaram reduções de, 45,9% e 27,4%, respectivamente, no mercado português. Abaixo dos quatro primeiros fabricantes, a Asus, Dell, Sony e Apple registaram crescimentos fortes nas vendas, apesar da reduzida expressão no mercado das últimas três (entre 3% e 43%).

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!