Marketing: Mercado global de smartphones cresce 80% no primeiro trimestre de 2011

Maio 10, 2011 by  
Filed under Notícias

Segundo IDC, Apple vendeu quase 19 milhões de iPhones no 1º trimestre e se aproximou mais da líder Nokia; Samsung cresceu 350% no período.

O mercado global de smartphones cresceu 80% no primeiro trimestre de 2011, de acordo com números divulgados na quinta-feira (5/5) pela empresa de pesquisa IDC. Segundo o estudo, esse aumento em relação ao mesmo período de 2010 acontece parcialmente graças a novos aparelhos com sistema Android, da Google, além da chegada de modelos em todas as faixas de preços.

No geral, foram enviados pela indústria 99,6 milhões de smartphones de um total de 372 milhões de telefones celulares no primeiro trimestre deste ano, segundo os dados do IDC.

A Nokia manteve a liderança, com 24,2 milhões de smartphones vendidos no período, mesmo com o anúncio da mudança futura da plataforma Symbian para Windows Phone (da Microsoft) como seu principal sistema operacional. A fabricante finlandesa “pode se ver em uma situação perigosa de perder mercado à medida que a competição avança”, avalia o IDC.

Em termos de participação de mercado, no entanto, a Nokia perdeu 14,6 pontos porcentuais: de 38,8% no primeiro trimestre de 2010, caiu para 24,3% em 2011.

A segunda colocada Apple se aproximou ainda mais da concorrente com o envio de 18,7 milhões de iPhone nos três primeiros meses, um recorde da companhia no período segundo o IDC. A empresa de Steve Jobs também alcançou crescimento de três dígitos no período com o lançamento do iPhone 4 na China e de sua versão CDMA pela Verizon nos EUA.

Com o smartphone da Apple em segundo lugar, a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, caiu para a terceira colocação após ficar em segundo no mesmo período do ano passado. Sua participação no mercado também caiu, de 19,1% em 2010 para 14% em 2011.

Apesar de caído uma posição em relação ao mesmo período de 2010, a RIM manteve o terceiro lugar que já “cultivava” desde o último trimestre do ano passado. Além disso, a pesquisa do IDC mostra que a maioria dos envios da empresa no primeiro trimestre deste ano são referentes a aparelhos mais antigos e de custo menor, uma tendência que deve continuar no próximo trimestre.

Já o quarto lugar ficou com a sul-coreana Samsung, que enviou 10,8 milhões de smartphones no período, um pouco à frente dos 8,9 milhões de unidades da quinta colocada HTC.

A Samsung foi a empresa que apresentou o maior crescimento em volume no período, 350% em relação ao ano passado – no primeiro trimestre de 2010 a companhia entregou 2,4 milhões de smartphones. A fabricante possui uma estratégia de múltiplos sistema operacionais, vendendo principalmente aparelhos com Android, incluindo o Galaxy S, além de aparelhos com Windows Phone 7 e Wave.

Além disso, a participação da Samsung no mercado de smartphones mais que dobrou, passando de 4,3% no primeiro trimestre de 2010 para 10,8% em 2011.

A HTC também registrou um recorde no primeiro trimestre, crescendo 230% (também em volume) em relação ao mesmo período de 2010.

“Ainda há muito espaço para a coexistência de fabricantes, ao menos num futuro próximo”, afirma o analista da IDC, Kevin Restive.

Em termos de participação no mercado mundial, o IDC aponta para a seguinte classificação no primeiro trimestre de 2011:

Nokia – 24,3%
Apple – 18,7%
RIM – 14%
Samsung – 10,8%
HTC – 8,9%
Outras – 23,2%

Fonte: IDG Now



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!