Marketing: Apple retira Google do topo da lista de marcas mais poderosas do mundo

Maio 11, 2011 by  
Filed under Notícias

Apple retira Google da liderança das marcas mais valiosas do mundo, segundo o ranking da Millward Brown. Esta consultora procede a uma classificação anual das 100 marcas poderosas. IBM, McDonalds, Microsoft e Coca-Cola completam o top-6. Metade dos novos membros desta lista são empresas chinesas.

A marca de Steve Jobs tornou-se a mais poderosa, depois de ter destronado a Google, que estava há quatro anos no topo de uma lista que integra 100 colossos mundiais. A Apple atinge a liderança em virtude da “inovação constante”, que permitiu “conservar a capacidade de vender produtos”, apesar da inconstância das economias mundiais.

Com o lançamento do iPod e do iPad, a Apple valorizou 84 por cento, no último ano. Este feito junta-se ao crescimento de 859 por cento verificado em 2006. “A Apple consegue, deste modo, escrever uma bela história, que pode servir de inspiração para todas as marcas”, refere Eileen Campbell, presidente executiva da Millward Brown.

A Google cai para segundo lugar, quatro anos depois de uma liderança persistente, com uma quebra de dois por cento, valendo agora 111,5 mil milhões de dólares. IBM, McDonalds, Microsoft e Coca-Cola seguem-se nesta tabela, completando a lista das seis maiores marcas do mundo.

O poder de uma marca, segundo a Millward Brown, é atingido a partir da capacidade da mesma em gerar procura. O valor em dólares resulta da soma dos ganhos esperados em comparação com a procura registada.

Cerca de 20 da centena de marcas mais valiosas do mundo estão sediadas em Brasil, Rússia, China e Índia. De entre os novos elementos desta lista, destaque para um facto: metade é proveniente da China.

Fonte: Ciberjunta



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!