Marketing: Exportações Portuguesas aumentam 17% no trimestre

Maio 11, 2011 by  
Filed under Notícias

As exportações portuguesas subiram 17% no primeiro trimestre de 2011, comparativamente ao período homólogo, atenuando o défice da balança comercial em 342,4 milhões de euros, segundo o INE.

Entre Janeiro e Março, houve também um aumento das importações, com uma variação homóloga de 8,5%. A balança comercial atenuou o seu saldo negativo, passando de -4613 para – 4271 milhões de euros.

As exportações das categorias fornecimentos industriais e material de transporte e acessórios foram as que mais subiram, com 33,6 e 27,4%, respectivamente. Combustíveis e lubrificantes tiveram a maior quebra (-21,9%) devido sobretudo ao encerramento temporário da refinaria de Leixões.

Do lado das entradas, destacaram-se os aumentos nas categorias de fornecimentos industriais (23,7%) e combustíveis e lubrificantes (15,5%) e a redução na entrada de máquinas e outros bens de capital (-8,2%).

A taxa de cobertura (rácio entre o valor das exportações de um bem e as importações do mesmo) foi de 70,3%, o que representa uma melhoria de 5,1 pontos percentuais face ao trimestre homólogo.

No mês de Março, as saídas registaram uma variação homóloga de 11,5 % (21,2% em Fevereiro) graças ao desempenho positivo do comércio intracomunitário. As entradas cresceram 6% (9,1% em Fevereiro).

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!