Inovação: Centros Comerciais com sistema inovador para invisuais

Maio 16, 2011 by  
Filed under Notícias

A Sonae Sierra instalou nos dois maiores centros comerciais do grupo, o centro comercial Colombo, em Lisboa e o NorteShopping, no Porto, um inovador sistema de orientação para os visitantes com incapacidade visual.

De acordo com comunicado, trata-se do sistema GUIO®, uma solução tecnológica com patente portuguesa de orientação e informação para pessoas com deficiência visual que pretende ajudar os clientes com limitações visuais.

O sistema GUIO® disponibiliza informação áudio através de uma pequena unidade portátil designada de “BeepMóvel”, dispositivo que facilita a orientação do utilizador permitindo assim obter informações úteis como a localização de escadas, elevadores, WCs, portas de acesso, Balcão de Informações ou telefones públicos.

Referencia também algumas das lojas na proximidade, ajudando desta forma o seu utilizador a aceder às zonas pretendidas do espaço comercial.

O sistema GUIO® foi desenvolvido e fabricado pela empresa Moniz Dias a pedido da Sonae Sierra tendo uma patente 100% portuguesa e caraterísticas tecnológicas que fazem dele um sistema único e inovador a nível mundial.

Para José Faias, coordenador do Projeto GUIO® na Sonae Sierra: “este sistema inovador insere-se no âmbito da Política de Responsabilidade Corporativa da empresa e na preocupação em ter Centros acessíveis a pessoas com qualquer tipo de limitação e, assim, podermos contribuir para uma sociedade mais inclusiva”.

Segundo Carlos Lopes, presidente da Direcção da ACAPO “este é um sistema que pode apoiar as pessoas com deficiência visual nas suas deslocações aos Centros Comerciais, contribuindo assim para a promoção de uma sociedade mais inclusiva”.

“Desde o primeiro momento, a ACAPO teve uma participação ativa, estando presente nas diferentes fases de desenvolvimento do projeto, de forma a garantir que este equipamento possa ajudar na mobilidade das pessoas com deficiência visual que visitam estes espaços Comerciais”, acrescentou.

Cada centro comercial tem disponíveis 6 “BeepMóveis” nos respetivos Balcões de Informação onde se pode dirigir para levantar este dispositivo.

Fonte: Boas Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!