Inovação: Avião movido a energia solar conclui em Bruxelas sua 1ª viagem internacional

Maio 17, 2011 by  
Filed under Notícias

O avião conta com uma tecnologia que permite voar sem combustível fóssil e com reservas de energia solar, captadas através de 12 mil células que movimentam quatro motores.

O avião “Solar Impulsione”, movido exclusivamente pela energia do sol, concluiu nesta sexta-feira (13/05) em Bruxelas seu primeiro voo internacional, com o qual seus criadores querem ressaltar suas possibilidades tecnológicas.

A aeronave decolou às 8h40 do horário local (3h40 do horário de Brasília) do aeroporto da localidade de Payerne (Suíça) e aterrissou ao redor das 21h40 horas (16h40 do horário de Brasília) no aeroporto de Bruxelas, em um voo que durou 13 horas.

O piloto, André Borschberg, aterrissou sem problemas após uma longa viagem devido à reduzida velocidade do avião, máxima de 70 km/h, que foi em algumas ocasiões inferior devido aos ventos contrários.

As autoridades belgas de tráfego aéreo projetaram um corredor aéreo e um horário especial para que o aparelho não tivesse problemas com os aviões comerciais, que podiam causar problemas pelo ar. O príncipe Felipe, herdeiro do trono belga, presenciou a aterrissagem do ar, a bordo de um helicóptero.

O “Solar Impulsione” concentra uma sofisticada tecnologia que permite voar sem combustível fóssil e unicamente com reservas de energia solar, captadas através de 12 mil células que movimentam quatro motores de uma potência de 10 cavalos cada um.

Em julho do ano passado, um avião solar completou um voo de mais de 26 horas contínuas, batendo assim o recorde de duração de voo desse tipo de aparelho.

Além disso, superou as marcas de altitude absoluta (8,7 mil metros) e de ganho de altitude (em 11 horas e 53 minutos ganhou em altura até os 8.261 metros). EFE

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!