Inovação: Pesquisador usa Facebook para identificar 5.000 peixes

Maio 18, 2011 by  
Filed under Notícias

Um cientista da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriu uma forma inovadora de usar a maior rede social do mundo, o Facebook, a serviço da ciência. Tirando vantagem da rede de amigos pesquisadores, o doutorando em Ictiologia — o estudo dos peixes — Devin Bloom fez uma espécie de censo para descobrir quais espécies de peixes vivem no rio Cuyuni, na Guiana.

Bloom e o resto da equipe de pesquisadores gastaram duas semanas recolhendo o maior número de espécies possível no rio Cuyuni. Para ganhar tempo, os pesquisadores dormiam na beira do rio, em acampamentos improvisados. O esforço valeu a pena: os cientistas conseguiram recolher mais de 5.000 peixes diferentes.

Só que a missão bem sucedida também trouxe um grande problema. Os peixes precisavam ser levados até o Canadá para que o registro detalhado de cada espécie fosse realizado. Porém, para retirar os peixes do país, os pesquisadores precisavam identificar de antemão as espécies e entregar um relatório detalhado para o governo local. Como a equipe precisava voltar ao Canadá o mais rápido possível, eles tinham apenas alguns dias para identificar milhares de espécies.

Rede de especialistas – Foi então que Bloom sugeriu que os cientistas utilizassem o Facebook. Os pesquisadores enviaram as fotos de cada uma das espécies para a rede social e em menos de 24 horas os amigos do grupo — vários doutores em Ictiologia e especialistas em identificação de peixes — identificaram quase todas as espécies. Com 5.000 identificações em mãos, a equipe conseguiu entregar os resultados para o governo da Guiana e seguir de volta ao Canadá a tempo.

A maneira inovadora como a equipe utilizou o Facebook para reunir informações científicas pode mudar a forma como acadêmicos percebem as redes sociais. Certamente mudou a opinião de Bloom em relação às ferramentas online. “As redes sociais são tão poderosas”, disse em entrevista ao site Scienceblog. “Cientistas deveriam usá-las mais para se conectar com o mundo”.

Fonte: Veja



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!