Inovação: Primeiro português mais perto do espaço

Maio 26, 2011 by  
Filed under Notícias

O empresário Mário Ferreira está perto de ser o primeiro português a chegar ao espaço. A companhia Virgin Galactica, que vai transportar os primeiros turistas espaciais, entre os quais está Mário Ferreira, realizou com sucesso o teste de um dos mais perigosos momentos de voo, avança o canal de notícias SIC.

O aparelho realizou o teste no dia 16 de maio. “Fizemos o primeiro voo com a configuração ´feather`. É um grande dia para a Scaled e para a Virgin Galactica. Recebemos a confirmação de que o design básico da nave está bem preparado”, explicou George Whitesides, da Virgin Galactica, citado pela SIC.

A manobra “feather”, uma das mais perigosas, atestou a segurança da nave. Neste teste, o aparelho foi libertado a uma altitude de 51 mil pés e fez a reentrada na atmosfera. “Testámos a configuração ´feather` do aparelho, ou seja, ganhámos a altitude, recolhemos as asas, e o aparelho não fez nada de anormal, fez aquilo que devia. Agora temos um veículo de reentrada para regressar do espaço”, adiantou Matt Stinemetze, da Scaled Composites, responsável por toda a parte técnica.

Entre os 300 turistas que já adquiriram o bilhete para ir ao espaço, estão cinco portugueses. Mário Ferreira vai ser o primeiro português a realizar a viagem e leva uma companhia especial para este voo: uma garrafa de vinho do Porto à prova de queda e gravidade zero, sendo também esta uma inovação portuguesa da Taylor’s.

“Foi desenvolvida uma garrafa que não vai sofrer nenhum dano na viagem e que vai regressar para que possa ser submetida a provas para averiguar se o vinho vintage se alterou”, adianta Mário Ferreira.

Mário Ferreira é um apaixonado da aeronáutica e sempre se sentiu atraído pelas viagens ao Espaço. O português criou a primeira empresa de Turismo Espacial em Portugal, a “Caminho das Estrelas – Turismo Espacial” que comercializa todo o tipo de artigos relacionados com o Espaço, desde voos orbitais a experiências de gravidade zero e brinquedos espaciais.

Fonte: Boas Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!