Inovação: Spin-offs de Coimbra investem em inovação cinco vezes mais que média nacional

Maio 27, 2011 by  
Filed under Notícias

As empresas geradas a partir da Universidade de Coimbra (UC) investem cinco vezes mais em inovação tecnológica do que a média nacional, revelou à agência Lusa a diretora do Instituto Pedro Nunes (IPN).

 

Segundo Teresa Mendes, reportando-se ao “Roteiro spin-offs UC, 2008”, essas empresas apresentam “uma intensidade média de inovação de 11% por comparação com a média nacional de 2%”.

Esse estudo, que se baseou nas despesas de inovação em função do volume de negócios, analisou as empresas da incubadora do IPN, uma unidade de transferência de tecnologia da UC, em comparação com dados do Observatório de Ciência e Tecnologia.

O Instituto Pedro Nunes, fundado em 1991, tem sido reconhecido como unidade de referência na transferência de tecnologia. Em finais de 2010, a sua incubadora foi considerada a melhor do mundo, ao ganhar o “Best Science Based Incubator”, em Liverpool, na 9ª Conferência Anual sobre Boas Práticas em Incubadoras de Base Tecnológica.

Segundo Teresa Mendes, a transformação e a revitalização que tem vindo a despontar nos últimos anos em Coimbra, é devida em grande parte a novos projetos de desenvolvimento empresarial, muitos deles em resultado da investigação científica e tecnológica em instituições da cidade, através da criação de empresas “spin-off”.

Já o anterior reitor da UC, Seabra Santos, em Fevereiro, em entrevista à agência Lusa, afirmara que a nova estratégia de transferência de saberes protagonizada pelo IPN fez de uma cidade em crise profunda, no final do século XX, um pólo de empresas de base tecnológica de afirmação internacional.

Esse “ecossistema da inovação” – sublinhou na ocasião – “permitiu concretizar a criação de mais de 1500 postos de trabalho altamente qualificados, de mais de 150 empresas de base tecnológica, com um índice de sucesso superior a 80% e uma faturação anual que se aproxima dos 100 milhões de euros”.

Muitas dessas empresas apresentam já resultados nacional e internacionalmente reconhecidos, como a Critical Software, a CWJ – Componentes Eléctricos e Electrónicos, a WIT Software, a Netvita, a Crioestaminal e a Active Space Technologies, todas com uma parte significativa do seu volume de negócios conseguido através da exportação de produtos e/ou serviços, refere Teresa Mendes.

Realça que os novos projetos em curso, liderados pela UC e tendo como parceiros nucleares institutos politécnicos, o Biocant Park, o Coimbra Inovação Parque, entre outros, “permitirão consolidar o existente ecossistema de inovação e alargar significativa e irreversivelmente uma dinâmica empresarial assente no conhecimento“.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!