Marketing: Empresas portuguesas reduzem frotas em 3%

Maio 27, 2011 by  
Filed under Notícias

Um estudo elaborado pela Arval diz que a crise económica vai reflectir-se nas vendas das frotas empresariais.

As vendas de automóveis vão continuar a decrescer, como um reflexo da crise económica. Neste panorama, as frotas empresariais em Portugal deverão ser afectadas, prevendo-se que as empresas portuguesas reduzam em 3% as suas frotas, nos próximos três anos, ao contrário das congéneres europeias que consideram aumentá-las em 14%. As conclusões são do Barómetro Corporate Vehicle Observatory 2011 (CVO), um estudo elaborado pela Arval, empresa de grupo BNP Paribas, em parceria com a CSA, consultora de estudos de mercado.

“A crise no sector automóvel vai agravar-se, nos próximos anos, em Portugal, e isso vai reflectir-se nas frotas. Os decisores acreditam que haja um aumento da pressão dos custos com as frotas, o que pode levá-la a adiar a compra e reduzir bastante o número de veículos de uma frota”, disse ao Diário Económico Rui Duarte, responsável pelo CVO em Portugal.

Outra das conclusões do estudo realça que o tecido empresarial português é mais receptivo à utilização de veículos verdes do que os restantes mercados europeus. De acordo com o estudo 26% das médias e grandes empresas nacionais prevêem aumentar o número de veículos híbridos/eléctricos nas suas frotas. Neste segmento, entre os híbridos e os eléctricos, os portugueses ainda preferem os híbridos. Uma situação, que Rui Duarte diz que “se explica com os custos associados. O mercado ainda demonstra, em relação à eficiência dos eléctricos, alguma preocupação face à capacidade dos eléctricos se adaptarem às suas necessidades e mesmo às dificuldades em encontrarem oficinas.”

Relativamente aos métodos de financiamento, o mais utilizado pelas empresas portuguesas na gestão das suas frotas continua a ser o aluguer financeiro (46%), enquanto o aluguer operacional (AOV ou ‘renting’) é a opção predominante das grandes empresas, atingindo 45% de penetração.

No que diz respeito aos carros usados, provenientes de troca de frotas, Rui Duarte realça que “a percepção das empresas de gestão de frotas é que o valor residual dos usados diminua este ano”.

O estudo foi realizado em 15 países, entre Janeiro de 2011 e Março de 2011, envolveu empresas de todas as indústrias que utilizam veículos corporativos e foram realizadas 4.518 entrevistas telefónicas, 300 efectuadas em Portugal.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!