Inovação: Minority Report de verdade, equipamento tenta prever ações terroristas

Junho 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Como descrito pelo escritor Philip K. Dick em seu conto de ficção científica Minority Report, transformado em filme por Steven Spielberg, o governo americano quer descobrir os crimes antes deles serem cometidos. A Future Attribute Screening Technology (Fast), programa do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), completou a primeira rodada de testes de um novo equipamento: uma espécie de “detector de terroristas”.

Semelhante a um detector de mentiras, o mecanismo indica variações da frequência cardíaca e a estabilidade emocional de um possível criminoso. Mas, diferentemente do polígrafo, o equipamento possui sensores que não necessitam de contato – o que possibilita, inclusive, monitorar as pessoas que passam pelos corredores dos aeroportos.

O DHS diz que a primeira série da pesquisas foi concluída em março, informou a Nature. Até agora, as análises, feitas sempre em laboratório, tiveram bons resultados. Contudo, mais testes estão em andamento. O local dos experimentos é secreto.

Críticas – O programa, porém, não é unanimidade. Alguns cientistas questionam se realmente existem características únicas para a “malintent” – termo da agência para a intenção de causar dano.

Para Steven Aftergood, analista de pesquisa da Federação de Cientistas Americanos, será produzido um grande número de falsos positivos, acusando pessoas inocentes – o que tornaria o sistema inviável em um aeroporto movimentado.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!