Marketing: Eric Schmidt (Ex-CEO Google) admite que “errou feio” na luta contra Facebook

Junho 4, 2011 by  
Filed under Notícias

O Google “errou feio” ao não considerar que o Facebook era um potencial rival há quatro anos, admitiu o fundador e ex-presidente da empresa, Eric Schmidt. A afirmação foi feita durante a Conferência “D: All Things Digital”, na Califórnia, quase dois meses após Schmidt deixar o cargo de uma das empresas de maior prestígio do mundo.

Eric Schmidt disse que não levou a sério a rede social de Mark Zuckerberg. Na época, o Facebook tinha cerca de 20 milhões de usuários ativos. Hoje, com quase 700 milhões de usuários e sem dar sinais de perder força, o Facebook transformou-se no ímã para a publicidade online, barrando o crescimento financeiro do Google.

Schmidt disse que o Google está buscando novos caminhos para conectar as pessoas com seus amigos e familiares.

“Eu acho que a indústria como um todo se beneficiaria de uma alternativa (ao Facebook)”, disse. Em seus memorandos em 2006, Schmidt já falava sobre a conexão entre usuários, mas seu erro foi achar que o Facebook não ameaçaria a hegemonia do Google.

Em sua palestra na Califórnia nesta terça-feira (31/05), ele disse que as tentativas do Google para negociar uma parceria com o Facebook foram repetidamente recusadas. A rede social de Mark Zuckerberg preferiu fechar com seu rival Microsoft, que possui 1,6% das ações da rede social.

O Google também tem ligações com o Facebook. Uma de suas ex-executivas, Sheryl Sandberg, é a diretora de Operações do Facebook.

Para o Google, o sucesso do Facebook traz outros problemas, já que as informações postadas na rede não podem ser indexadas pelo sistema de busca do Google. Esta restrição ameaça tornar o Google menos relevante, já que mais pessoas adotam a comunicação via rede social, tornando mais difícil para a empresa entender as preferências pessoais do usuário – que está na base de argumentação de venda de publicidade.

Além de assumir o erro estratégico, o Google aproveitou a conferência para lançar a rede de serviços “Google Offers”, em que usuários recebem descontos de até 50% ao utilizar empresas locais. O serviço é baseado nas ofertas diárias do Groupon, que o Google tentou comprar de todas as maneiras no ano passado, sem sucesso. As ofertas do Google estarão disponíveis apenas em Portland, no Oregon, antes de se expandir para Nova York e a área da Baía de São Francisco no segundo semestre.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!