Marketing: YouTube adopta Creative Commons

Junho 4, 2011 by  
Filed under Notícias

O YouTube vai incorporar a opção de protecção da propriedade intelectual Creative Commons.

Assim quem quiser colocar vídeos nesta rede de partilha poderá usar esta forma de licenciamento, bastando para tal referir a autoria dos mesmos.

A protecção dos direitos de autor tem sido um dos maiores problemas das redes de partilha de dados, e com a incorporação desta modalidade de protecção da propriedade intelectual, o YouTube espera resolver algumas destas questões.

A Creative Commons prevê cinco tipos de licenciamento, mas o YouTube apenas irá optar por uma das suas vertentes, aquela que apenas obriga a que seja mencionada a autoria do vídeo e a autorização de partilha do mesmo.

Assim no editor de vídeos passa a estar disponível o botão Creative Commons. Mas a autoria do vídeo original apenas aparecerá se quem está a visualizar o mesmo clicar na opção «Mais», pelo que para incentivar o utilizador a usar esta opção o YouTube está a equacionar dar mais destaque aos vídeos em que é visualizada a autoria.

O licenciamento Creative Commons foi criado já na era digital para fazer face ao carácter restritivo do Copyright, que não permite que os materiais assim protegido sejam utilizados por terceiros.

Fonte: Sol



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!