Inovação: Comissão Europeia quer promover pesca de plástico no Mar

Junho 5, 2011 by  
Filed under Notícias

Pescadores inactivos pagos para limparem os mares de milhares de toneladas de objectos plásticos.
A comissária europeia das pescas, a grega Maria Damanaki, quer que os pescadores inactivos sejam mobilizados para a recolha dos milhares de embalagens plásticas que poluem o mar. A solução aproveitaria a experiência acumulada dos marinheiros para descontaminar os oceanos, garantindo-lhes uma actividade remunerada nos meses de baixa actividade, em que não podem pescar. Também os pescadores desempregados poderão ser mobilizados para esta iniciativa.

O financiamento poderá vir do Fundo Europeu da Pesca, que já inclui apoios a projectos de defesa e de conservação do meio marinho. O FEP tem uma dotação de 1131 milhões de euros para o período 2007-2013.

Em França, com o apoio do FEP, foi instituído desde o ano passado um apoio de 375 euros por tonelada de plásticos recuperada do mar. A iniciativa permitiu a recuperação de 1000 toneladas de objectos de plástico.

A Comissão já teve a aprovação do Parlamento Europeu para avançar com u m projecto piloto de captura de plásticos da Cote d’Azur francesa, numa acção que também é apoiada pela Associação Europeia de Reciclagem de Plástico (EuPC), que reúne as empresas do sector.

O Mediterrâneo é uma das regiões marítimas onde o problema do plástico é mais grave. Um estudo franco-belga realizado no Verão do ano passado, estima que as água mediterrâneas poderão esconder 250 mil milhões de pequenos objectos em plástico.

Em paralelo com a recolha, a Comissão pretende avançar com várias medidas destinadas a travar a contaminação dos mares e que, para além de acções de sensibilização e de formação integrarão ainda a vigilância e o controlo e pesadas sanções e multas para os poluidores.

Os pescadores já recolhem um grande número de objectos plásticos nas suas redes de pesca. Agora, a EuPC está até disposta a cofinanciar a compra de redes especiais para a captura de plásticos, que hoje custam entre 16 e 40 mil euros, consoante as dimensões.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!