Inovação: Projecto português distinguido pelos World Summit Awards

Junho 6, 2011 by  
Filed under Notícias

A PORDATA, um projecto português online de divulgação de dados estatísticos, foi distinguida pelos «World Summit Awards» de 2011, segundo foi hoje anunciado, sendo considerada um dos cinco melhores projectos mundiais, na categoria de “e-Science & Technology” (e-Ciência e Tecnologia).

A responsável pela PORDATA, Maria João Valente Rosa, considera o prémio “extremamente importante”, já que “dá um reconhecimento internacional da importância desta plataforma e deste projecto”.

“É um projecto que tem pouco mais de um ano de acesso público e tem sido muito bem acolhido e utilizado dentro do país, mas também fora”, disse, revelando que o site já foi acedido por “mais de 160 países”.

 

No ‘top’ dos países que mais “visitam” o site da PORDATA estão, logo depois de Portugal, Brasil, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, França e Estados Unidos da América.

Para Maria João Valente Rosa, isto demonstra que o interesse pelo projecto “extravasa fronteiras”. Os WSA são atribuídos de dois em dois anos, no quadro das Nações Unidas, a aplicações de Internet inovadoras que promovam a difusão de conhecimento.

A PORDATA, da responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos, tem por objectivo o fornecimento de dados estatísticos como instrumento para o conhecimento e interpretação da realidade de Portugal.

A base de dados, disponível online desde 23 de Fevereiro do ano passado, abrange um conjunto vasto de temas sobre o Portugal contemporâneo: população, saúde, educação, protecção social, cultura e ambiente.

Fonte: Ciência Hoje


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!