Inovação: Entendendo os tipos de Inovações

Junho 8, 2011 by  
Filed under Notícias

Atualmente o grau de competitividade entre as empresas esta cada vez mais acirrada e em razão disso as empresas começaram a diversificar mais seus produtos ampliando o leque de opções para o cliente.

Tanto na indústria quanto nos demais setores, vários processos ocorrem simultaneamente e métodos de trabalho são aplicados diariamente para buscar reduzir gastos desnecessários. Paralelo a isso se procura manter a qualidade dos produtos/serviços ao mesmo tempo em que se reduzem os custos para poder atender o cliente de forma adequada às suas necessidades.

Um dos caminhos utilizados para alcançar este objetivo se dá através da inovação de produtos/serviços, processos, marketing ou organizacional.

Fala-se muito sobre o tema inovação, basta pegar jornais, revistas e artigos voltados ao empresariado que em algum momento este assunto aparecerá pelo menos uma vez.

Quem é do ramo empresarial e até mesmo quem não é, está procurando de alguma forma diferenciar a forma de tratar seus clientes para tentar mantê-los fiéis aos seus produtos ou serviços.

Ao mesmo tempo em que os empresários (os mais avisados, é claro) buscam por alternativas para melhorar a percepção dos clientes quanto aos seus produtos/serviços, também correm contra ao tempo para melhorar seu clima organizacional na empresa, visto ser considerado um propulsor para os fatores: produtividade, qualidade, inovação e satisfação dos colaboradores. Estes fatores estão diretamente ligados na motivação, comprometimento e no comportamento das pessoas em seus locais de trabalho. Estes por sua vez permitem que no ambiente interno da organização se desenvolva o espírito empreendedor entre os colaboradores, ou seja, eles sentem-se tão engajados com a empresa que começam a melhorar seus fluxos de trabalho dando sugestões e idéias inovadoras que maximizam os lucros de certa forma que todos crescem: a empresa e eles mesmos.

Veja no exemplo a seguir como a inovação ocorre no ambiente empresarial.

Seu João da confeitaria da esquina percebeu que estava perdendo clientes e então decidiu fabricar uma torta de abóbora que sua avó fazia quando ele a ia visitar numa cidadezinha do interior em sua infância. Foi um sucesso e a noticia se espalhou. Ele, percebendo que os seus clientes gostavam de novidades, uma vez na semana preparava algo diferente para vender. Os lucros de seu João voltaram a crescer.
O que seu João fez foi uma Inovação de Produto/Serviço.

A confeitaria do seu João, apesar de vender muito, estava tendo problemas com seus custos, pois começaram a aumentar. A filha de seu João que acabara de se formar em Administração de Empresas resolveu fazer uma investigação minuciosa no processo de fabricação da confeitaria e detectou uma falha na dosadora de leite. O equipamento já estava muito antigo, consumia muita energia elétrica e não valia à pena fazer manutenção. Então foi substituído por um mais novo e moderno sistema o qual possuía controles automáticos de dosagens, do nível, da temperatura e consumia menos energia. Os custos normalizaram e houve um incremento na produção em 15%.
O que a filha de seu João fez, foi uma Inovação em Processos.

A maior tristeza de seu João era participar das reuniões do Sindicato dos confeiteiros, pois se perdia muito tempo em divagações e fuga do assunto em questão. Certa vez candidatou-se e foi eleito presidente do sindicato. Então criou uma pauta a ser seguida à risca pelos participantes por ordem de vez. Na semana da reunião ele mandava um e-mail para que cada participante montasse sua pauta a ser discutida e o tempo necessário para cada assunto. A partir daquele dia as reuniões passaram a ser mais produtivas e participativas.
O que seu João fez, foi uma Inovação Organizacional.

A torta de seu João ficou tão conhecida que decidiu exportar. Foi necessário desenvolver uma embalagem mais resistente e atraente. Ela ficou tão bonita que seu João decidiu usá-la também para atender a sua demanda local.
Seu João acabou fazendo uma Inovação em Marketing.

São situações corriqueiras e de necessidades básicas onde ocorrem as mais diversas inovações como nos exemplos citados. Uma vez entendido que inovação não é tão assustador quanto se pensava fica mais fácil entender qual o momento certo de inovar. O empresário percebendo o significado de inovação não precisará criar uma área especifica dentro da organização para tratar desses assuntos, mas, sim criar um ambiente adequado para que elas ocorram.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!