Marketing: Apple dá o troco e resolve copiar o Google

Junho 8, 2011 by  
Filed under Notícias

Na sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC 2011, a Apple anunciou um pacote de novidades. Várias delas foram copiadas do Google.

Não deu outra. Se o Google e o Android aproveitaram várias ideias da Apple, Steve Jobs resolveu dar o troco. Confira três “inovações” clonadas no iOS 5 e no novo serviço iCloud:

1. Notificações

O sistema adotado pela Apple no iOS 5 é muito semelhante ao do Android. Torpedos, ligações perdidas, novos e-mails e outros avisos vão ficar concentrados em uma mesma área. Até o gesto usado para acessar o recurso, um movimento com o dedo de cima para baixo na tela, é igual ao de smartphones com Android.

2. Tudo replicado

Se você compra um livro no iBooks, ele aparece em todos os aparelhos com iBooks instalado. Exatamente como no Google Books. Se você faz upload de uma música no iCloud, ela fica disponível para todos os seus aparelhos com iOS.

Isso também acontece no Google Music, com a diferença que, com o serviço iTunes Match, você não precisa fazer upload de tudo – a Apple “lê” a sua coleção de músicas e espelha o conteúdo virtualmente.

3. Seus documentos na nuvem

Com o iCloud, documentos editados na suíte iWork, por exemplo, ficam acessíveis em todos os dispositivos (seu iPhone, seu MacBook, seu iMac, seu iPad). Sempre que você alterar um texto, as mudanças ficam disponíveis automaticamente . Dá até para ver o histórico. Alguém lembrou do Google Docs? No caso da Apple, a diferença é que sempre existe uma cópia offline desses arquivos.

É difícil saber quem copiou quem, na verdade. De acordo com o livro In the Plex, que fala sobre os bastidores do Google, Steve Jobs teria mostrado ao pessoal de Mountain View, de boa vontade, tudo o que previa para o futuro da computação pessoal e do uso dos dispositivos móveis.

Larry Page e Sergey Brin teriam se aproveitado das ideias. De um modo ou de outro, é fato que as duas empresas caminham de modo cada vez mais parecido.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!