Marketing: População em Portugal diminuiu em 2010 pela primeira vez na última década

Junho 9, 2011 by  
Filed under Notícias

No ano passado, registou-se a taxa de crescimento migratório mais baixa dos últimos dez anos, de acordo com dados do INE.
O número de pessoas a habitar em Portugal caiu ligeiramente em 2010, o único ano em que o crescimento populacional não foi positivo no País, ao longo da última década.

De acordo com as estimativas provisórias de população residente, do Instituto Nacional de Estatística (INE), a população residente em território nacional era de 10.636.979 pessoas no último dia do ano passado, o que representa uma perda de 734 indivíduos face ao número de 2009.

A taxa de crescimento efectivo foi, portanto, negativa, no valor de 0,01%. Este número é definido consoante a relação entre os nascimentos e as mortes (taxa de crescimento natural) e entre as imigrações e as emigrações (taxa de crescimento migratório).

Em 2010, o contributo para o ponto negativo foi dado pela taxa natural negativa, o que já tinha acontecido também em 2009, o que quer dizer que a taxa de mortalidade foi superior à da natalidade. O saldo negativo foi de 4.549 indivíduos, numa taxa de -0,04%, de acordo com o INE.

Mas a evolução dos movimentos migratórios também acabou por não ser tão positiva como no ano anterior. No final de 2010, havia um saldo migratório positivo de 3.815 pessoas. A taxa foi de 0,04%, a mais baixa dos últimos dez anos. Em 2001, a mesma estava em 0,63%.

A população de 10.636.979 pessoas (10,6 milhões) a residir em Portugal aproxima-se dos 10,6 milhões indicados por Alda de Carvalho, presidente do INE, como a expectativa do instituto para os resultados dos Censos 2011. Os dados preliminares dos Censos serão publicados no próximo mês de Julho.

Aliás, os dados da operação Censos poderão alterar os números indicados hoje, já que as estatísticas provisórias hoje anunciadas só se tornarão definitivas quando se conhecerem os resultados do recenseamento que esteve nas ruas nos últimos meses.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!