Marketing: Financial Times 1 X Apple 0

Junho 13, 2011 by  
Filed under Notícias

O novo app do Financial Times para iPad e iPhone, lançado esta semana, parece um aplicativo convencional para os gadgets da Apple.  O visual é idêntico.  A navegação também.  Mas isso é só aparência.

Em vez de viver no mundo fechado do iPad, o app do FT vive no ambiente aberto da internet.  É, na verdade, uma nova categoria de produto: o web app.  Adota a interface do iPad e do iPhone, mas escapa das exigências feitas pela Apple à mídia.  Pode ser acessado por todo mundo pelo browser.

“Tudo o que um app iOS pode fazer a web faz melhor”, disse Rob Grimshaw, o diretor online do Financial Times, ao site paidContent.org.  Segundo as estimativas dele, cerca de 50% do tráfego do FT no iPad já vinha mesmo da internet.

Até o dia 14, o app está aberto a todos, sem cobrança, para ser experimentado.  Basta salvar o endereço na home do iPad e do iPhone e autorizar maior espaço para armazenamento. Para que mais espaço?  Para armazenar conteúdo no próprio aparelho: o app  permite leitura offline. Um simples registro garante o acesso ilimitado.

Depois do dia 14, é preciso pagar para ter acesso completo ao conteúdo do app. Para quem faz uma assinatura anual standard, uma semana de  Financial Times custa 4,99 dólares. Que vão direto para o caixa do FT, sem os 30% cobrados pela Apple de todos os apps vendidos em sua loja.

O Financial Times não é o primeiro nomão da imprensa a evitar a loja da Apple.  A Playboy fez a mesma coisa em maio,  mas por outro motivo: com seu conteúdo, não caberia mesmo  dentro das regras da Apple relativas a nudez e sexo.

O FT é o primeiro nome de grande prestígio a lançar um web app por não concordar com as limitações comerciais impostas pela  Apple à mídia.  Um dos sites mais bem-sucedidos do mundo, com 224 mil assinantes e 1 milhão de downloads de apps para tablets e smartphones, achou que poderia voar solo, se necessário.

Isso não quer dizer que o Financial Times e a Apple cortaram relações: as discussões entre as duas partes continuam, na tentativa de chegar a  algum tipo de acordo, segundo o paidContent.org.  Agora, evidentemente, em novos termos.

O web app do Financial Times pode se tornar um marco em termos de internet móvel. É desenvolvido em HTML5, a tecnologia considerada mais promissora hoje na internet.  Além de permitir que se simule de forma muito próxima a experiência até agora imbatível do iPad e do iPhone, a opção pelo HTML 5 tem outra vantagem importante. Permite também que os aplicativos sejam portados para outras plataformas com relativa facilidade e com mais rapidez.

“Nosso objetivo era fazer que o consumidor pudesse ler o jornal em qualquer celular ou computador com uma única assinatura”, afirmou à Reuters o CEO do FT, John Ridding.  Versões para tablets da Samsung, Motorola e BlackBerry sairão em breve.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!