Marketing: A inovação enquanto estratégia de crescimento

Junho 23, 2011 by  
Filed under Notícias

Foi através da inovação que a GL conquistou clientes como o Ikea ou o Starbucks. Em 2011, as exportações devem valer 10% do negócio

De distribuidor a produtor e de produtor a exportador, tendo sempre como critério estratégico a inovação. Tem sido assim – com passos inovadores mas seguros – que a GL tem traçado o seu caminho, iniciado há quase 70 anos, na altura como representante de empresas inglesas fabricantes de matérias-primas destinadas às indústrias do vidro, cerâmicas e tintas.

Desde então, a GL mudou não só de designação (começou por se chamar AW Sousa Gillman Lda.), mas de objecto, virando-se para o sector da distribuição alimentar. Nesse campo, a empresa primou a sua estratégia pela escolha de introduzir em Portugal produtos que à data tinham um mercado incipiente, ou mesmo inexistente, beneficiando assim das “first mover advantages”, como realça o director de marketing, Miguel Rita.

Foi o que aconteceu com o mercado dos iogurtes com benefícios cardiovasculares Benecol ou com as refeições pré-cozinhadas “Fleury Michon”. “Nós criámos o mercado todo do cardiovascular em iogurte. Só depois é que veio a Danacol e a Becel”, defende Miguel Rita.

O sucesso na distribuição desses e de outros produtos levou os responsáveis da empresa a levantar a questão: “por que é que não começamos também, nós próprios, a criar as nossas próprias marcas com base em conceitos que vemos lá fora e que podemos construir para nós?”, recorda o director de marketing da empresa.

O passo seguinte foi o da criação de uma marca própria e a junção da produção desta à distribuição de marcas de outros produtores. Nasceram assim os sumos “Só Natural”, que, nas palavras de Miguel Rita, “foi um sucesso muito, muito grande”. Esta aposta levou a empresa, inclusivamente, a ganhar alguns prémios internacionais.

Hoje, a empresa “produz, sob a sua própria marca, sumos, iogurtes, sopas, sandes frescas e várias outras coisas”, lembra Miguel Rita, e fá-lo através da parceria que tem em Alcobaça (onde concentra as suas soluções de fruta) e de uma fábrica na Azambuja, já sua propriedade, que fornece soluções alimentares a “gigantes” como a sueca Ikea ou a norte-americana Starbucks, entre outros.

O processo de viragem da empresa para o exterior iniciou-se em 2010 com a abertura de um escritório em Madrid, em Espanha, para onde já exportava, assim como para a Irlanda e Polónia. Está ainda em fase de conclusão a entrada na Suécia e na Noruega. Miguel Rita lembra: “[para já], o peso da exportação na facturação total ainda anda à volta de um dígito, mas contamos, no final deste ano, chegar aos 10%”.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Marketing: A inovação enquanto estratégia de crescimento"

  1. antónio saias on Dom, 26th Jun 2011 10:07 am 

    má gestão financeira
    -sabes o que é?
    :
    comprares a cafeteira
    ficando sem dinheiro
    para comprares café

    a parábola serve para ilustrar a fúria incontrolada de construir infraesturas: portos;aeroportos;auto-estradas deixando a população sem meios para as utilizar

    abraço

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!