Marketing: Google vai integrar Blogger e Picasa ao Google+

Julho 7, 2011 by  
Filed under Notícias

O Google deverá alterar os nomes de vários dos seus sites, incluindo os bem-sucedidos Blogger e Picasa. A mudança é parte de um projeto para unificar os serviços em sua marca principal e integrá-los à nova rede social Google+, de modo a fortalecê-la para competir com o Facebook. Com a integração, o Google+ deve ganhar reforços no compartilhamento de fotos, além de passar a contar com recursos similares aos do Tumblr, que já combina blogs com funções de rede social.

A notícia, não oficial, foi divulgada pelo site americano Mashable. Segundo esse noticiário, o Picasa passará a se chamar Google Photos. O Blogger, um dos dez sites mais visitados da web, terá o nome Google Blogs. O YouTube, porém deve conservar seu nome atual. As mudanças serão divulgadas em, no máximo, seis semanas, talvez junto com a abertura do Google+ para o público geral.

A integração do Picasa ao Google+ faz sentido. Há bastante tempo, os sites especializados – como Picasa, Flickr e Photobucket – perdem para o Facebook em número de fotos compartilhadas. Para a maioria dos usuários, é mais fácil publicar as imagens na própria rede social que frequentam em vez de divulgá-las em outro site e convencer os amigos a ir vê-las lá.

Mas é bom notar que o Google+ já tem seu próprio recurso de compartilhamento de fotos, que, aparentemente, usa tecnologia herdada do Picasa. Já a integração do Google+ com o Blogger parece ser um projeto inspirado no Thumblr, que combina blogs com recursos de redes sociais. Nenhum dos dois sites foi desenvolvido originalmente pelo Google. O Blogger, que teve Evan Williams, do Twitter, entre seus fundadores, foi comprado pelo Google em 2003. O Picasa foi adquirido no ano seguinte.

Há alguns exemplos anteriores de mudanças de nome entre os serviços do Google, mas eram sites menores e pouco conhecidos, como o Grand Central, que virou Google Voice, e o JotSpot, que se transformou em Google Sites. Se a notícia divulgada pelo Mashable for verdadeira, esta será a primeira vez que o Google vai trocar os nomes de serviços tão importantes.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!