Marketing: Os segredos para construir uma carreira de sucesso

Julho 9, 2011 by  
Filed under Notícias

Alexandre Relvas e Filipe de Botton, vencedores do Prémio Carreira da Universidade Católica, desvendam os segredos do seu sucesso.

Conheceram-se na faculdade e mesmo antes de acabarem o curso já tinham lançado o seu próprio negócio. Hoje, Filipe de Botton e Alexandre Relvas dirigem a terceira maior empresa europeia produtora de embalagens de plástico da Europa, a Logoplaste. Com fábricas em 17 países, gerem mais de 2.000 pessoas de 28 nacionalidades diferentes. Construíram grande parte da carreira profissional lado a lado. Dois percursos profissionais percorridos com 32 anos de convívio diário de dez horas, “sempre com o mesmo prazer e alegria”, confessa Filipe de Botton. Os dois gestores acabam de receber o prémio Carreira da Universidade Católica.

Começaram com a representação de um banco francês em Portugal, o Crédit du Nord, e rapidamente acrescentaram três. O que lhes permitiu dar o “salto para a entrada no mundo da Finanças”.

Uma carreira de sucessos que foi construída, também, com algumas empresas em que perderam dinheiro. Mas como dizem os americanos “fail but fail fast!”. Um lema de vida que Filipe de Botton não esquece.

Com um currículo invejável, nada melhor que estes dois gestores para responder à “one million dollar question”: “Como construir uma carreira de sucesso?

Filipe de Botton avança quatro princípios que é preciso seguir à risca. “Pôr paixão no que se faz”, é um dos segredos de sucesso. Depois há que “ser informal e não se levar a sério” e aprender a “lateralizar os problemas”. “Nunca esquecer que ser sério e totalmente ético, não é ser cinzento” é outra das máximas deste empresário. Fundamental é “ser os melhores e rodearmo-nos de quem seja melhor que nós”. Mas “fazê-lo de uma forma humilde sempre com um sorriso e boa disposição”, acrescenta.

Depois há que pensar em grande: “O vosso mundo deve ser pelo menos a Europa. Mas devia ser o próprio mundo” e “não aceitem fronteiras para as vossas opções pessoais de formação, colocação profissional”, aconselha Alexandre Relvas.

“Arrisquem. Sejam realizadores e empreendedores” é o desafio que este gestor deixa a quem ambiciona ter uma carreira de sucesso. Fundamental é “viver a vida profissional com entusiasmo, ter uma curiosidade constante sobre o mundo e o futuro, ter abertura de espírito para todas as novas realidades e ter uma teimosia inteligente”.

A formação é também essencial e Alexandre Relvas e Filipe Botton não têm dúvidas da qualidade da Universidade Católica, onde tiraram o curso de Gestão. “É uma escola que nos incutiu o sentido de disciplina e de valores éticos absolutamente fundamentais para a nossa vida futura”, remata Filipe de Botton.

Alexandre Relvas aconselha ainda os gestores a respeitar as equipas, investir tempo no recrutamento e procurar talentos. “A capacidade para contratar, formar, desenvolver e reter talentos será decisiva”, afirma o gestor. Para o conseguir há que “criar um ambiente de segurança, com perspectivas de futuro” que garanta “possibilidades de formação profissional e desenvolvimento pessoal”. E nunca esquecer que o “respeito pela dignidade daqueles com quem trabalhamos é a medida do valor da nossa dimensão pessoal”. Mas há também que passar a ideia que “o sucesso continuado tem que ser merecido” e que “o esforço e a exigência devem ser permanentes”. Para além disso é importante promover “um forte relacionamento com a comunidade”.

1. Rumo
Determinar o que será uma carreira de sucesso. Onde se pretende chegar? Em que área? A que custo? Em quanto tempo?

2. Trabalho
Dar o máximo, procurar sempre ser o Melhor. Desenvolver competências, superar objectivos.

3. Disciplina
Não basta ter um plano de acção, tem que haver compromisso e disciplina na sua implementação. Não pode haver esculpas/pretextos para o incumprimento.

4. Ambição
Querer sempre mais, evitar a acomodação a situações de conforto ou a sucessos parciais.

5. Persistência
Não deixar de lutar, mesmo quando as dificuldades parecem intransponíveis ou quando surgem batalhas perdidas ou passos atrás na carreira. Grandes dificuldades podem transformar-se em trampolim para o sucesso.

6. Formação
Apostar de forma contínua no desenvolvimento de competências, revelar uma vontade insaciável de conhecimento e aprender constantemente com os outros.

7. Inteligência
Saber identificar os “momentos da verdade”, apostar forte nesses momentos, saber estabelecer laços preferenciais com os principais stakeholders da sua carreira, gerir muito bem o processo de comunicação e a imagem.

8. Risco
Existirão momentos em que se tem que saltar com confiança, em que se desafiarão os próprios limites
e se buscará o rasgo, a inovação, a diferenciação.

9. Empresas
Ao longo do percurso profissional, poderão surgir vários convites para mudar de empresa. Estes desafios deverão ser muito bem analisados na perspectiva em que contribuirão ou não para o cumprimento dos desígnios de carreira.

10. Sorte
Nem tudo pode ser controlado, há factores exógenos que poderão influenciar, acelerando ou atrasando, o caminho para o sucesso.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!