Marketing: Preço da publicidade no Facebook sobe 74%

Julho 26, 2011 by  
Filed under Notícias

É cada vez mais caro pôr anúncios no Facebook devido ao crescente interesse das grandes marcas, que preferem investir na rede social em detrimento da televisão e da imprensa escrita.

Eis a conclusão de dois relatórios divulgados recentemente. Segundo a TBG Digital, empresa de marketing especializada em media social, no último ano, o “custo por clique” de um anúncio no Facebook aumentou 74%, em quatro dos maiores mercados de media.

A TBG refere que o preço da publicidade, cobrado por cada mil “impressões” ou anúncios visualizados, subiu 45% em termos homólogos nos EUA, Reino Unido, França e Alemanha no segundo trimestre do ano. O domínio do mercado das redes sociais e o crescimento do Facebook têm suscitado comparações com o Google.

“Estimamos que o investimento em anúncios publicitários no Facebook cresça este ano 80% face ao ano passado”, realça Jonathan Beeston, director de marketing global da Efficient Frontier. Estes números reflectem a futura oferta pública de venda, que deverá ter lugar antes da Primavera de 2012. Nos últimos meses, a empresa esforçou-se por conquistar a indústria publicitária, criando novos formatos para os anúncios e a figura do “provedor do cliente” que aconselha sobre a melhor maneira de chegar a uma audiência de 750 milhões de utilizadores. O preço da maior parte dos anúncios no Facebook é fixado por leilão e pela própria rede social. O valor mínimo depende de como o publicitário se posiciona face ao público-alvo – localização, idade e interesses -, sendo o preço final determinado pelo número de compradores que concorrem ao mesmo espaço. A procura, porém, tem crescido mais do que a oferta de espaço publicitário, à medida que o interesse das grandes marcas aumenta e a adesão de novos utilizadores diminui na Europa Ocidental e nos EUA – sinal, para alguns analistas, de que estão prestes a atingir a saturação.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!