Inovação: Portugal perde no ranking inovação Index 2011

Julho 28, 2011 by  
Filed under Notícias

Portugal obteve o 33.º lugar em 125 economias analisadas a nível mundial no Global Innovation Index 2011, um estudo alargado sobre inovação, tanto nas economias já desenvolvidas, como nas economias emergentes, em todo o mundo, numa coordenação com a principal escola internacional de ciências empresariais  INSEAD, juntamente com a WIPO  -Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Segundo o Index, Portugal, à semelhança de Espanha, Itália e Grécia, está a perder terreno para os novos países da União Europeia, como a Estónia (23.º), Hungria (25.º) e a República Checa (27.º).

O ranking deste ano, que é liderado pela Suíça, mostra que a inovação é um fenómeno global que inclui, nos países europeus, a Finlândia (5.ª), a Dinamarca (6.ª), a Holanda (9.ª) e o Reino Unido (10.ª), duas economias asiáticas, Hong Kong e China e duas da América do Norte:  EUA e Canadá.

A Escandinávia é globalmente a região mais inovadora, colocando cinco economias no grupo dos onze primeiros países, com a Suécia a ocupar a 2.ª posição.

O Index inclui 16 economias do Médio Oriente e Norte da África, com destaque para Israel e Qatar, que ocupam o 14.º e o 26.º lugares, respectivamente. O Chile é o primeiro país da América Latina no top.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!