Inovação: Empresa cria sistema para acabar com roubo de toalhas em hotéis

Julho 31, 2011 by  
Filed under Notícias

Os dias em que os hóspedes faziam as malas lembrando sempre de colocar junto as toalhas dos hotéis vão ficar no passado. Uma companhia acaba de lançar um sensor miniaturizado que poderá ser colocado nas toalhas, roupões de banho e até na roupa de cama dos estabelecimentos mais luxuosos para evitar os altos custos de reposição das peças.

As toalhas felpudas e os lençóis de linho que até então eram tratados como “lembrança de férias” poderão vir com um chip eletrônico que permite rastrear sua localização. A tecnologia de identificação de frequência de rádio (RFID) tem sido usada até agora por vários setores para organizar o inventário das empresas e evitar custos desnecessários.

Segundo a empresa Linen Tracking Technology (LTT), até 20% dos estoques de hotéis “desaparecem” graças às mãos leves de alguns hóspedes. A empresa, que já vende roupa de cama com os sensores, uniu-se à Fluensee, uma companhia que faz o acompanhamento de estoques, para vender a nova tecnologia aos hotéis.

Segundo William Serbin, da LTT, uma toalha com chip custa um dólar a mais do que os produtos convencionais. Elas podem ser dobradas e lavadas. A grande vantagem é que, graças a um sensor instalado nos depósitos de roupa de cama dos hotéis e nos postos de cada andar, é possível registrar quantas peças estão guardadas e quantas foram retiradas para uso dos hóspedes em seus quartos.

Usando leitores portáteis ou unidades instaladas em lugares-chave, como a recepção, o funcionário do hotel pode conferir se os hóspedes estão se comportando como damas e cavalheiros ou simplesmente mantendo as aparências. No último caso, basta acrescentar o valor à conta e esperar pela reação de surpresa do cliente.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!