Marketing: Angolanos têm cada vez mais poder em Portugal

Agosto 4, 2011 by  
Filed under Notícias

Banca, energia, comunicações e até media são os negócios onde o capital angolano ganha peso

A compra do BPN pelo BIC é mais um exemplo de uma tendência empresarial que não pára de crescer: o reforço do investimento de origem angolana em Portugal. Os negócios angolanos vão já da banca à energia.

Os accionistas do BIC são, na sua esmagadora maioria, angolanos: Isabel dos Santos, filha do presidente José Eduardo dos Santos, detém 25% das acções. Fernando Teles, o presidente do banco angolano, outros 20 %. O português Américo Amorim, outros 25%.

Mas no que à banca nacional diz respeito, os interesses de Angola não ficam por aqui. A Sonangol, petrolífera angolana, é a maior accionista do BCP, com 12,44% do capital do banco português. E no BPI, Isabel dos Santos é accionista de referência com 9,69%.

Mas os investimentos angolanos vão para além da banca. Outros negócios, o mesmo nome: Isabel dos Santos detém 33,37% da Galp através da participação na Amorim Energia, e é ainda dona de 10% da ZON Multimédia.

Mas os interesses de Angola estão também na informação portuguesa: em 2009 a angolana Newshold comprou 51% do semanário «Sol».

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!