Marketing: 7 países líderes em exportação de produtos que você nem imagina

Agosto 15, 2011 by  
Filed under Notícias

Alguns países são reconhecidos por alguns produtos de extrema qualidade. Na Itália, a referência são as massas, os queijos e os vinhos. Mas o alimento que faz o país ser líder em exportação é o kiwi – a Itália exporta quase 410 milhões de toneladas por ano, à frente da Nova Zelândia, que exporta anualmente 360 milhões de toneladas.

E o Japão, você imaginaria que é o maior exportador de whisky? O país integra uma lista publicada pela revista “Forbes” com sete países líderes em exportação de produtos que talvez você nunca imaginou associados a sua cultura.

Canadá – queijo de cabra
A Grécia era líder de exportação de queijo de cabra, mas nos últimos anos o Canadá conseguiu ultrapassar sua marca.

Japão – whisky
Os japoneses são mestres em produzir whisky puro malte de alta qualidade. Depois de uma acirrada competição com o malte escocês, os japoneses alcançaram a liderança de maiores exportadores da bebida.

Estados Unidos – ginseng (um extrato de ervas)
Apesar de ser uma planta muito utilizada na medicina chinesa, os maiores exportadores do ginseng são os norte-americanos. São vendidas cerca de 60 toneladas da planta anualmente.

Etiópia – bambu
Quando você pensa nesse país, é provável que você pense em um deserto. Mas, na verdade, a Etiópia tem mais de um milhão de hectares com plantações de bambu, o que a torna a maior exportadora da planta usada em móveis, utensílios domésticos e decoração.

França – itens colecionáveis
Assim como a Itália, o clima francês remete a vinhos e queijos. Mas o forte da França em exportação são as artes, antiguidades e selos. O país movimenta US$ 2 bilhões a cada ano com os chamados itens colecionáveis.

Austrália – carne de camelo
O contínuo crescimento da população de camelos na Austrália (levados para lá como atração turística) faz com que o país seja o maior exportador da carne do animal. Em 2012, os bifes de camelo podem entrar na lista de carnes mais exportadas do país.

Dinamarca – árvores de natal
O Natal costuma ser mais feliz na Dinamarca. O país exporta seis milhões de árvores de natal por ano para toda a Europa.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!