Marketing: Leitura de jornais online aumenta 11 por cento

Agosto 23, 2011 by  
Filed under Notícias

A leitura de jornais online na Europa aumentou 11 por cento no último ano. Segundo um estudo realizado pela «Web comScore» em 49 países europeus, foram registados em Junho deste ano um total de 167,2 milhões de leitores, que gastaram, em média, cerca de 40,5 minutos a ler notícias.

De acordo com o mesmo estudo, o website do diário britânico «Daily Mail» surge no topo da tabela, com 17,2 milhões de leitores. Dos leitores que visitam as páginas online de jornais, um em cada dez consultou o «Daily Mail».

Este título britânico foi também considerado o segundo jornal online mais popular do mundo, depois do «New York Times». Na terceira posição surge o «The Guardian», que no ranking da Europa obteve 13,5 milhões de leitores. O jornal alemão «Bild.de» registou 9,9 milhões.

O reverso da medalha deste aumento da leitura online é a quebra nas vendas de jornais de papel. Nos primeiros seis meses deste ano, em Inglaterra, a queda nas vendas foi de quatro por cento, face aos resultados de 2010.

A crise e o acesso mais fácil e acessível à internet explicam estes números e os responsáveis por alguns jornais já perceberam a tendência que parece estar para ficar e até aumentar. Nesse sentido, alguns títulos online já cobram ou pelo acesso integral às notícias ou pelo acesso de alguns conteúdos. É o caso do «New York Times», que introduziu uma assinatura, em que o leitor só paga a partir de determinado número de acessos.

Realce-se, no entanto, que quer o site do «Daily Mail» (a criação de uma secção de celebridades permitiu o aumento de venda de anúncios em 59 por cento) quer o do «The Guardian» têm acesso gratuito e que ambos conseguiram aumentar as suas receitas online no período em análise.

Facebook lidera nas redes sociais europeias

Este estudo da «Web comScore» revela também que o número de internautas a nível mundial é superior a 1,383 milhões, sendo que mais de 368 milhões são europeus.

Na Europa, em termos de tempo a navegar na net, os holandeses, britânicos e turcos aparecem no topo, mas é na Alemanha (50 milhões), na Rússia (48 milhões) e em França (42 milhões) que se encontram mais utilizadores da net.

Portugal aparece na 14ª posição com mais de quatro milhões de internautas e com uma média de utilização de 21 horas/mês.

Sublinhe-se também que grande parte do tempo que os europeus passam na net continua a ser dedicado às redes sociais, com o Facebook claramente a dominar em termos de páginas vistas, embora a rede social russa Mail.ru ganhe quanto se contabiliza o número de horas.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!