Inovação: Querem ler notícias no espelho da casa-de-banho?

Setembro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do jornal «New York Times» (NYT) desenvolveu protótipos de espelhos de casa-de-banho e de mesas de cozinha onde será possível aceder a notícias, revelou o Nieman Journalism Lab (NJL).

Os dois protótipos, experimentados e filmados numa visita do NJL ao laboratório do NYT [http://vimeo.com/28416062, http://vimeo.com/28361677], utilizam tecnologias da Microsoft para detecção de movimento (Kinect) e de computador de superfície digital sem teclado nem rato (Surface).

O objectivo do NYT é aproveitar ao máximo a ubiquidade da tecnologia digital, permitindo que em qualquer parte da casa se possa aceder a notícias, interagir com o suporte de fornecimento de informação e, paralelamente, realizar todo o tipo de tarefas que a Internet possibilita.

Enviar e receber e-mails, programar eventos num calendário e fazer compras online são outras actividades permitidas pelos dois protótipos, que podem ser comandados por toque, movimento ou voz.

«O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do New York Times está a apostar que o pequeno-almoço será menos partilha de notícias de jornal impresso e mais navegação através de histórias, comércio ambiente e o eu quantificado», salienta a Nieman.

Os criativos do NYT acreditam que a entrada de informações no mobiliário doméstico não será intrusiva, mas sim, pelo contrário, útil e bem-vinda.

No entanto, a presença de uma câmara de vídeo no topo do «espelho mágico» do NYT tem motivado comentários receosos na Internet sobre perda de privacidade e potenciais abusos na utilização de imagens captadas na casa de banho.

Estes desenvolvimentos do laboratório do mais conceituado jornal norte-americano concretizam parte do «Dia feito de vidro» proposto em Fevereiro pela empresa Corning num vídeo [www.youtube.com/watch?v=6Cf7IL_eZ38] que alcançou grande sucesso na Internet.

O NYT não avança, para já, previsões sobre a data de lançamento comercial dos dois dispositivos.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!