Marketing: Quanto tempo vive um link?

Setembro 12, 2011 by  
Filed under Notícias

Um link nasce, é partilhado e poucas horas depois é praticamente esquecido. O Bit.ly, um conhecido serviço que encurta endereços da Web para que sejam mais facilmente partilhados, analisou o tempo de vida de mil links populares.

A equipa de investigação do Bit.ly calculou que o tempo médio de vida de um link é de 2,8 horas no Twitter, de 3,2 horas no Facebook e de 3,4 horas quando são links partilhados directamente (por exemplo, através de e-mail ou de um sistema de conversação instantânea).

Como indicador da duração de um link, o Bit.ly analisou aquilo a que chama a “meia vida”: é o tempo que esse link demora, após o pico de popularidade, a obter metade de todos os cliques que conseguirá ter depois daquele pico.

A equipa notou também que um link colocado no YouTube consegue ter uma vida mais longa: 7,4 horas, em média.

Estas plataformas mostram o conteúdo de formas distintas, o que pode ajudar a explicar os diferentes periodos de vida. O Twitter, por exemplo, funciona como uma torrente de publicações, que rapidamente desaparecem, substituídas por novas. Já o Facebook apresenta aos utilizadores os conteúdos que considera mais relevantes, não necessariamente por uma ordem estritamente cronológica.

O Bit.ly nota, porém, que o tipo de conteúdo é fundamental a determinar o período de tempo em que um link consegue captar atenções.

Num dos exemplos apresentados, uma notícia do Washington Post sobre um terramoto nos EUA, cujo link foi partilhado no Twitter, a “meia vida” ficou-se pelos cinco minutos: cinco minutos após o momento em que foi mais popular, já o link tinha recebido metade de todos os cliques que viria a receber. No caso das notícias de um acontecimento que se está a desenrolar, a sucessão de artigos com novidades ajuda a explicar a curta duração.

“Muitos links duraram muito menos do que duas horas; outros mais permanentes duraram mais de 11 horas”, lê-se na nota publicada no blogue da empresa. “Isto leva-nos a acreditar que o tempo de vida de um link está mais ligado ao conteúdo para que aponta do que ao sítio onde é publicado”.

Fonte: Publico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!