Marketing: Redes sociais influenciam forma de ver televisão

Setembro 14, 2011 by  
Filed under Notícias

A postura dos telespectadores face à televisão está a mudar. Assistir passivamente a um programa já não chega e os utilizadores querem escolher o que vêem ou assistir aos programas preferidos através da Internet. Gostam também de comentar nas redes sociais, em tempo real, as mais diversas proezas de participantes de reality shows ou eventos desportivos.

O estudo anual da Ericsson sobre as tendências de consumo de televisão e vídeo revela que as pessoas passam ligeiramente menos tempo a ver a tradicional emissão programada e cada vez mais a ver televisão on demand. Mais de 44% dos inquiridos declaram ver televisão online mais de uma vez por semana, enquanto 80% vê a emissão programada mais de uma vez por semana.

Anders Erlandsson, senior advisor no ConsumerLab, divisão da Ericsson que realizou este estudo, sublinha que “as pessoas querem aceder tanto à visualização on demand como à televisão com programação. A televisão e o vídeo não foram tão afectados negativamente pela Internet como a imprensa. Simplesmente vemos televisão de mais formas”.

O estudo também revela que a utilização de redes sociais está a influenciar a forma como vemos televisão. Mais de 40% dos inquiridos declararam que utilizam redes sociais em diversos smartphones ou tablets enquanto vêem televisão. Nos EUA, a maioria das famílias combina a visualização de televisão com a utilização do Twitter, Facebook, SMS, telefonemas e fóruns de discussão sobre o que viram, em particular em reality shows e emissões desportivas.

O que os consumidores mais valorizam na TV continua a ser a qualidade, mais do que a disponibilidade de televisão 3D ou do que o acesso a aplicações. O serviço que os consumidores estão mais dispostos a pagar é o acesso directo na televisão a novos filmes que ainda estão em exibição.

Fonte: Oje – o Jornal Económico


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!