Marketing: Europeus compram mais smartphones do que telemóveis

Setembro 17, 2011 by  
Filed under Notícias

As vendas de smartphones ultrapassaram as dos telemóveis na Europa Ocidental. Segundo os dados da IDC, entre Abril e Junho foram comercializados 21,8 milhões telefones inteligentes, comparativamente aos 20,4 milhões modelos “tradicionais”.

No total do trimestre foram vendidos 42,2 milhões de telefones móveis – numa queda de 3% face a igual período do ano anterior. Neste valor, os smartphones representam 52%.

A diferença entre os dois tipos de terminais é mais clara quando se indica que as vendas de telemóveis inteligentes aumentaram 48% comparativamente ao segundo trimestre de 2010, enquanto as vendas dos modelos simples baixaram 29%.

No que diz respeito às fabricantes, a Nokia sai cada vez mais prejudicada, numa tendência que beneficia a Samsung. A quota da sul-coreana passou de 25% para os 33% do mercado na Europa Ocidental, num crescimento de 29%. Já a empresa finlandesa registou uma queda de 44%, fazendo com que a sua parte do mercado baixasse dos 37% para os 21%.

A Apple surge em terceiro lugar, com uma quota de mercado de 11%, mas foi a HTC que conseguiu crescer mais (121%), somando no final do segundo trimestre 7% das vendas.

Considerando apenas os smartphones, a Samsung lidera com 4,8 milhões de telefones vendidos, num aumento de 700%, seguida da Apple, com 4,6 milhões de unidades comercializadas e um aumento de 64%.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!