Marketing: Saiba quais os cursos com maior empregabilidade em Portugal

Setembro 22, 2011 by  
Filed under Notícias

Os cursos com menor número de desempregados são os Serviços de Segurança (1%) – ciências militares, a protecção civil e a segurança no trabalho – Saúde, Informática e ainda a Matemática e a Estatística (2%).

Em situação oposta no ‘ranking’ – na lista dos cursos com maior percentagem de desempregados estão as licenciaturas nos sectores das Ciências Empresariais, Ciências Sociais e de comportamento, assim como, os cursos de formação de Professores.

Mais importante que as áreas, na hora da escolha é importante olhar para os cursos em particular. Poderá consultar a empregabilidade dos cursos de ensino superior no relatório disponível no portal do Gabinete de Planeamento, Estratégia e Relações Internacionais (GPEARI) do ministério da Educação e Ciência (www.gpeari.mctes.pt).

Mas os candidatos continuam a ignorar a empregabilidade na hora da escolha dos cursos. A área de Ciências Sociais, Comércio e Direito foi a preferida pelos alunos no concurso de acesso ao ensino superior deste ano, com mais de 12 mil colocações, justamente uma das áreas com menor empregabilidade. A área de Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção foi a segunda nas preferências dos alunos, com mais de nove mil colocações, seguindo-se Saúde, com cerca de 7.500 entradas.

Das áreas principais de classificação dos cursos, a Agricultura foi a menos procurada, registando-se apenas 706 entradas, com cerca de 500 vagas a sobrar para a segunda fase.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!