Marketing: Exportações de cortiça crescem mais de 11% até Julho

Outubro 4, 2011 by  
Filed under Notícias

As exportações de cortiça aumentaram mais de 11% até Julho, impulsionadas pela recuperação da quota de mercado das rolhas e pela aposta em produtos inovadores.

“A fileira da cortiça está, hoje, numa situação muito mais positiva do que há uma década atrás”, refere a propósito o responsável pela promoção externa da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), Carlos de Jesus, citado pela agência Lusa. No ano passado, as exportações cresceram 8,7%, totalizando 754 milhões de euros, e os resultados disponíveis até Julho apontam para um crescimento ainda mais expressivo, atingindo já os 509 milhões de euros, 11% acima do período homólogo.

Carlos de Jesus sublinha ainda que, para este bom desempenho, foi determinante a recuperação da quota de mercado da cortiça, pela primeira vez em dez anos, após superar a concorrência dos vedantes artificiais.

Segundo o responsável da APCOR, o grande trunfo foi o investimento em investigação e desenvolvimento e a criação de novos produtos, que permitiram demonstrar “a qualidade intrínseca das rolhas de cortiça”.

Acresce que a cortiça tem assegurado a expansão em áreas de negócio relacionadas com a sustentabilidade, como os materiais de construção e de isolamento, bem como o design. “Temos beneficiado do facto dos consumidores procurarem produtos mais sustentáveis e de ter havido um grande esforço a nível de comunicação e de novas aplicações”, conclui Carlos de Jesus.

A indústria vai reunir-se, hoje, em Lisboa, no 2º Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça, para debater um sector que representa cerca de 3% das exportações nacionais e 1% do PIB português.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!