Inovação: Cidade do futuro é resistente a furacões e tsunamis

Outubro 6, 2011 by  
Filed under Notícias

Reprodução Internet

No futuro, nossos problemas serão outros. As cidades estarão a salvo de fenômenos naturais como furacões e tsunamis. Pelo menos se os planos do arquiteto Aleksander Krasinski derem certo. Ele projetou uma espécie de ilha artificial que conta com escudos de 91 metros de altura para a proteção da estrutura em eventos como o furação Irene, que atingiu recentemente Nova York, ou tsunamis, como o sofrido pelo Japão em março.

A ilha futurística também promete proteger a humanidade, caso o aquecimento global realmente tenha efeitos devastadores. Além de ser flutuante, ela terá uma torre de 48 andares.

Reprodução Internet

O designer de 41 anos espera que a construção de aço e vidro possa não somente fornecer a infraestrutura necessária para a vida no futuro, mas também inspirar uma nova civilização. “A temperatura na Terra está subindo, derretendo os glaciares. Isso aumenta o nível do mar e dos oceanos. Muitos países têm territórios na costa ou mesmo ilhas. É fácil imaginar que esses territórios serão inundados. O problema é ainda maior nas regiões mais populosas”, afirmou Aleksander, de seu escritório em Varsóvia, na Polônia, ao tablóide Daily Mail.

Reprodução Internet

Para solucionar o problema, o arquiteto projetou uma cidade autossuficiente que terá uma série de painéis solares, turbinas movidas a vento e um sistema de reciclagem tão eficiente que não será preciso depender de quem estiver morando do lado de fora da ilha.

A fantástica torre também abrigará indústrias, escritórios, escolas e centros de saúde em seus níveis centrais. “No ponto mais alto, ficará a zona residencial, que contará com uma área de esportes e também de recreação, além de um parque. Para se comunicar com o resto do mundo, os habitantes da ilha usarão o transporte marítimo”, conta Aleksander.

Reprodução Internet

No plano filosófico, o arquiteto espera criar uma sociedade diferente, já que a ilha poderá se autogovernar. “A maior vantagem é que a ilha terá suas próprias políticas internas. Ela será independente e é um modelo que poderá ser usado por outros grupos de pessoas, corporações e outros membros da sociedade que quiserem viver de outra maneira”.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!