Inovação: UMinho cria mesas multitoque para escolas e empresas

Outubro 11, 2011 by  
Filed under Notícias

O Centro de Computação Gráfica (CCG) da Universidade do Minho, em conjunto com o Departamento de Eletrónica Industrial da mesma instituição, acaba de desenvolver mesas multitoque Wingbox com conteúdos específicos e personalizados para diversas áreas, como a educação, o entretenimento, a cultura, o turismo, a hotelaria e o mundo empresarial.

Os utilizadores poderão interagir de forma autónoma e estimulante com várias aplicações, podendo navegar por mapas, aproximar e afastar as imagens, tocar e arrastar objetos, aumentar e diminuir imagens e virar páginas virtuais.

“Com a mesa multitoque pretende-se oferecer a um grupo de alunos e professores uma tecnologia que suporte o processo ensino-aprendizagem (formal e ou informal), através da realização de atividades colaborativas ou competitivas, recorrendo a um interface natural como é o toque dos dedos. Desenvolvimentos futuros poderão passar, por exemplo, pela interligação entre mesas para suportar o trabalho de grupos geograficamente dispersos”, explica Paulo Brito, gestor do projeto. A Wingbox já esteve presente em escolas nacionais, como a EB2,3 Frei Caetano Brandão, em Maximinos (Braga), aquando da comemoração do Dia das Línguas, motivando os estudantes a construir a aprendizagem e o conhecimento das línguas de forma partilhada e conjunta.

Mesa já esteve na maior feira de tecnologia digital do mundo

A mesa apresenta-se como uma ferramenta que potencia uma interação mais intuitiva e dinâmica entre vários utilizadores e os conteúdos digitais. Com esta interface são promovidas novas perspetivas de espaços e de contextos colaborativos, assim como novas formas de comunicar, aprender e trabalhar. A superfície multi-toque tem por base o sistema operativo Windows 7 e é formada por uma estrutura semi-transparente, um vídeo projetor de curta distância, uma câmara de infravermelhos, um PC e uma unidade de processamento de imagens.

Fonte: Universia



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!