Inovação: Investigadores dizem que revolução digital está a aumentar desemprego

Novembro 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Dois investigadores do M.I.T. publicaram um livro defendendo que as inovações tecnológicas estão a amplificar a diminuição de postos de trabalho originada pela recessão económica.

Computadores mais rápidos e baratos, conjuntamente com software cada vez mais inteligente, estão a dar às máquinas capacidades que até há pouco eram apenas dos humanos, como compreender discurso oral, efetuar traduções ou reconhecer padrões, permitindo a que automatização se expanda das fábricas para setores como call centres ou serviços de marketing e vendas, levando à supressão de postos de trabalho, defendem dois investigadores do Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.)

“Race Against the Machine: How the Digital Revolution is Accelerating Innovation, and Irreversibly Transforming Employment and Economy” (“Corrida Contra as Máquinas: Como a Revolução Digital está a Acelerar a Inovação, e Transformando Irreversivelmente o Emprego e a Economia”) é o nome do livro digital ontem publicado por Erik Brynjolfssson, economista do Centro para Negócios Digitais do M.I.T, e Andrew P. McAfee, diretor associado e investigador principal do centro.

A ideia não é nova e continua longe de reunir consensos. Mas os dois investigadores defendem que as inovações tecnológicas estão neste momento a amplificar a diminuição de postos de trabalho nos Estados Unidos, originada pela recessão económica.

Pelas suas contas a produtividade cresceu 2,5% na última década, mas esse crescimento não teve correspondência na criação de postos de trabalho.

Apesar do alerta em relação às consequências negativas das inovações tecnológicas, os investigadores não têm ilusões quanto à inevitabilidade da continuação da revolução tecnológica, o que os leva a concluir que a solução não poderá passar por “competir contra as máquinas”, mas antes por “competir com as máquinas”.

Fonte: Expresso



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!