Empreendedorismo: O caminho para a recuperação: plano de empreendedorismo apresentado em dezembro

Novembro 27, 2011 by  
Filed under Notícias

O empreendedorismo em Portugal está prestes a receber um novo impulso. Começam a surgir notícias de pessoas que acreditam, inovam, investem e querem criar riqueza em Portugal.

O Governo vai apresentar no início de dezembro o programa nacional para o empreendedorismo e inovação que visa a dinamização da inovação e ligação da investigação ao desenvolvimento da economia, anunciou hoje o secretário de Estado do Empreendedorismo, Carlos Oliveira.

“É um programa chapéu, desenvolvido com a ajuda da sociedade civil, que aposta acima de tudo na ampliação das competências, dinamização da inovação e ligação da investigação ao desenvolvimento da economia”, disse Carlos Oliveira, no segundo dia do 21.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

O secretário de Estado frisou que um dos vetores deste programa é o “estímulo ao empreendedorismo”, nomeadamente “empreendedorismo mais social e local, quase como geração de autoemprego” e “empreendedorismo qualificado”.

Fazer crescer as empresas

“O nosso desafio é como passamos de empresas que faturam um, dois, três milhões de euros para outras com faturação de €10 milhões”, sublinhou Carlos Oliveira, explicando que o programa “será de médio e longo prazo” e pretende ainda “alinhar os programas de financiamento”.

No painel sobre “Inovação e Produtividade”, o secretário de Estado destacou a importância da existência de uma “cooperação estratégica entre empresas e setores”, pelas dinâmicas “muito importantes” que gera na economia portuguesa.

“As grandes empresas têm de ajudar de uma vez por todas as pequenas empresas, assim como empresas como a Microsoft e a Cisco [têm obrigação de] ajudar as empresas portuguesas. O Governo tem também este objetivo de encontrar modelos de cooperação para alertar para o valor acrescentado que isto pode significar”, afirmou.

Carlos Oliveira frisou ainda que a aposta na internacionalização das empresas portuguesas “é fundamental” e que “este é um momento para muitas se refundarem e tornarem mais competitivas”.

Fonte: Expresso


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!