Inovação: Nova tecnologia permite deixar materiais invisíveis

Dezembro 5, 2011 by  
Filed under Notícias

Depois da capa da invisibilidade, uma outra tecnologia promete deixar objetos completamente invisíveis. Isso seria possível através do uso de nanotubos de carbono, que já são capazes de fazer com que materiais desapareçam por completo embaixo d’água.

Para quem não sabe, os nanotubos de carbono (NTC, na sigla em inglês) são cilindros microscópicos compostos por moléculas – de carbono, claro – que possuem propriedades de altíssimo valor no campo da nanotecnologia, eletrônica, óptica e outros segmentos. Além disso, possuem propriedades de condução térmica, mecânica e elétrica, contribuindo para inúmeras melhorias nas estruturas dos materiais.

No caso da água, a tal “capa da invisibilidade” utilizou uma técnica que consiste em esquentar o líquido até que ele chegue a altas temperaturas. Ao atingir 2.300 ºC e combinada aos nanotubos de carbono, a água faz o objeto desaparecer completamente, criando, assim, um efeito de miragem que ocorre quando a luz muda de direção ao passar pelo material com densidade diferente.

Agora, os mesmos nanotubos de carbono foram utilizados para que os objetos não reflitam a luz, tornando-os invisíveis. Isso não permite que as coisas realmente desapareçam ou fiquem transaparentes de verdade, mas o material em questão fica preto. Caso ele seja colocado num fundo escuro, não importa o quanto procure: não será possível enxergar nada, pois o objeto “some”.

A NASA tem usado essa tecnologia para escurecer o interior de telescópios. No entanto, um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) já realiza testes para esconder objetos com os aparelhos.

Fonte: Olhar Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!