Marketing: 25% dos executivos já voa em low-cost

Dezembro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

Estudo revela que, entre Julho e Setembro turistas gastaram menos 30% do que em 2010.

O estudo trimestral sobre o perfil dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal revela que são cada vez mais os executivos que recorrem às companhias aéreas de baixo custo para se deslocarem à Invicta em negócios. Entre Julho e Setembro, um em cada quatro empresários voou de e para o Norte do país a bordo da Ryanair. Apesar disso, a TAP continuar a ser a companhia preferida no segmento de negócios, conquistando durante o período em análise uma quota de mercado de 54%.

Independentemente de viajarem em lazer ou em negócios, os turistas estão a querer poupar de forma cada vez mais evidente. Entre Julho e Setembro, e face aos valores dispendidos durante igual período do ano anterior, o gasto médio do visitante caiu cerca de 27%, situando-se agora nos 590 euros. Cada turista que visitou o Porto e Norte em lazer gastou, em média, 625 euros, menos 227 euros do que no período homólogo de 2010. No que toca ao turismo de negócios, a retracção nos gastos é ainda mais considerável, superando os 30%. Aqui o corte chega aos 214 euros, tendo cada viajante despendido 483 euros.

Espanhóis e franceses são quem mais visita a região

De acordo com o estudo, 75% dos turistas que visitaram o Porto e Norte de Portugal, entre Julho e Setembro, viajaram para a região com o intuito específico de gozar férias. Espanha e França foram os principais mercados emissores de turistas – quer no segmento de lazer quer de negócios – representando mesmo mais de metade dos visitantes que no terceiro trimestre do ano chegaram à Invicta de avião.

De acordo com o inquérito, apenas seis por cento dos turistas aproveitaram a estada no Norte do país para incluir Vigo e Santiago de Compostela no roteiro turístico. Por fim, nota ainda para o facto do património histórico, turístico e cultural ser a principal razão que motiva os turistas a conhecer o Porto e Norte. O preço surge apenas no quarto lugar do ranking.

O “Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal” é um estudo trimestral levado a cabo pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os dados recolhidos têm por base um inquérito por entrevista pessoal (neste caso 605), aplicado na sala de embarque do aeroporto. O objectivo é o de traçar a evolução do perfil dos turistas que visitam a região, quer em lazer quer em negócios.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!