Marketing: Os cinco passos para identificar seus pontos fortes

Dezembro 9, 2011 by  
Filed under Notícias

Por que uma empresa deveria te contratar ou promover? Se você ainda não sabe responder muito bem a essa questão, talvez seja a hora de pensar melhor sobre a sua carreira.

Para definir o rumo profissional de maneira estratégica é preciso  identificar os seus pontos fortes e descobrir o que te diferencia de outros profissionais, de acordo com Bill Barnett, especialista em estratégia de negócios, em um artigo publicado na “Harvard Business Review”. Segundo ele, as pessoas precisam descobrir quais atividades fazem bem – um conhecimento que poderia evitar muitas frustrações. O especialista elenca os cinco passos para ajudar você a descobrir os seus pontos fortes.

Liste os seus pontos fortes. Comece pelo conhecimento e as habilidades adquiridas através da experiência corporativa e acadêmica. Algumas coisas podem ser óbvias, mas são fundamentais. Olhe para trás, no início de sua carreira e nos anos escolares e se pergunte: o que aproveitei mais? Em quais pontos fui melhor? Talvez o seu trabalho atual possa dar algumas pistas.

Pergunte aos colegas. Questione seus atuais e antigos colegas de trabalho e peça um feedback honesto (evite puxa-sacos; não será difícil saber quais são as melhores pessoas para obter essa resposta). Eles talvez possam mencionar pontos fortes que você não identificou. Faça perguntas que os levem a identificar novos pontos fortes. Exemplos: Em que eu sou melhor? Quais pontos eu poderia desenvolver? E as minhas fraquezas? Quais trabalhos devo evitar e em quais eu deveria concentrar meus esforços?

Revisite feedbacks antigos. Releia suas antigas avaliações de desempenho ou relembre os comentários de seus chefes. Se você passou por várias empresas, mas notou que nas avaliações um certo comentário como “você precisa estar mais aberto a sugestões” aparece com frequência, bem…

“Contrate” você mesmo. Pense em como seria contratar você mesmo para o seu atual trabalho. Faça essa reflexão como se você não estivesse nesse emprego. Pergunte-se por que você deveria ser contratado.

Reveja sua lista de pontos fortes. Reflita sobre o que você aprendeu. Coloque em categorias e faça um ranking. Seja específico. Pontos fortes genéricos são fáceis de formular. E por isso são raramente úteis. Pontos fortes mais específicos farão com que você perceba melhor quando estiver diante de uma oportunidade. O que você pensa sobre os seus pontos fortes e como eles podem te ajudar a pensar na sua carreira?

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!