Marketing: iPad domina vendas, mas Kindle e Nook crescem

Dezembro 31, 2011 by  
Filed under Notícias

O iPad da Apple ainda mantém sua força no mercado de tablets, segundo pesquisa da empresa IDC, que liberou os números do mercado do terceiro trimestre. Segundo a empresa, o total de vendas da Apple aumentou 23,9% em relação ao ano passado. O tablet da empresa representou 61% das vendas do período, o que significa uma queda em relação aos 68% do trimestre anterior.

Os tablets rodando Android tiveram uma ligeira queda no mercado, mas a venda desses produtos cresceu de 3.6 milhões para 6 milhões nos últimos três meses.

Espera-se que os tablets com o sistema operacional do Google cresçam no mercado com as fortes vendas do Kindle Fire da Amazon e do Nook tablet, da Barnes & Noble.

Apesar de o sucesso do Kindle e do Nook parecer uma boa notícia para o Google, ele pode representar um grande problema. A empresa norte-americana não capitaliza com as vendas do sistema operacional, mas espera, por outro lado, ganhar dinheiro com a venda de aplicativos.

Tanto o Kindle quanto o Nook, porém, usam versões alteradas do Android, que redirecionam para suas próprias lojas de aplicativos e não possuem os apps oficiais do Google, como Mapas e YouTube, por exemplo.

A empresa que fez a pesquisa espera que esse último trimestre seja o mais movimentado do ano, por conta dos tablets novos e das festas de fim de ano. A expectativa é que 23.6 milhões de tablets sejam vendidos, mais do que 25% do que é esperado para vendas de PCs.

Mesmo que o terceiro trimestre não tenha sido forte para nenhum tablet com Android específico (a Samsung manteve 5.6% de participação, seguida pelo TouchPad da HP), o crescimento das vendas da Amazon e Barnes & Noble mostra que há espaço no mercado para tablets além do iPad da Apple.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!