Inovação: Portugal perde terreno no ‘ranking’ da inovação

Janeiro 26, 2012 by  
Filed under Notícias

Somos um país ‘cigarra’ que desperdiça capacidade de transformação do potencial de inovação em resultados.

O investimento que Portugal tem feito em inovação não está a ter impacto nos resultados económicos e sociais. Esta é uma das principais conclusões do Barómetro de Inovação promovido pela COTEC Portugal, em parceria com a consultora Everis. De acordo com os dados revelados ontem pela COTEC, o País caiu uma posição, para o 30º lugar, no ‘ranking’ dos 52 países analisados.

Esta posição faz com que Portugal esteja integrado no conjunto dos países ‘cigarra’, ou seja, desperdiçador com falta de capacidade de concretização e transformação do potencial de inovação em resultados concretos com impacto económico-social.

Durante a apresentação do Barómetro, o director-geral da COTEC, Daniel Bessa, explica que apesar de Portugal ocupar a melhor posição entre os países do Sul da Europa, a verdade é que “a nossa tendência está numa posição de ligeira queda”. O economista realça que, apesar de ter condições e recursos, o País não está a conseguir criar emprego qualificado nem exportar bens de alta tecnologia, o que coloca Portugal na 48ª posição, apenas com o Equador, Nova Zelândia, Turquia e Venezuela atrás de nós.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!