Marketing: Governo inglês quer “catapultar” empresas para a era digital

Janeiro 31, 2012 by  
Filed under Notícias

Vince Cable, secretário inglês para a Economia, anunciou planos para financiar um centro Catapulta para a Economia Digital (Connected Digital Economy Catapult), com o objectivo de ajudar a impulsionar a inovação e a adopção de novas tecnologias pelas empresas do Reino Unido.

O centro Catapulta actuará como um “’hub’ para as melhores inovações no sector digital”, e vai realizar investigação em sustentabilidade, consumerização e o impacto que as novas tecnologias estão a ter sobre as plataformas existentes, de acordo com o Department for Business, Innovation and Skills (BIS).

Servirá também como elo entre as indústrias digitais e as empresas que estão menos inclinadas para a tecnologia. As empresas tecnológicas serão incentivados a ajudar as organizações a utilizarem as novas tecnologias de forma inovadora para desenvolverem modelos de negócios rentáveis, e a partilhar conhecimento em questões que afectam a economia digital, como a propriedade intelectual.

O centro vai baseiar-se na iniciativa governamental TechCity, projecto de mais de 475 milhões de euros destinado a estabelecer uma versão britânica do Silicon Valley no East End, em Londres. Cable fez o anúncio durante uma visita à empresa de realidade aumentada Holition, em Shoreditch, que usa tecnologia digital 3D para fornecer publicidade no sector do retalho.

“Temos liderança mundial e empresas inovadoras no domínio das TIC, sectores digital e criativo com considerável potencial de crescimento”, disse Cable. “Por exemplo, há alguns anos atrás, havia apenas 15 ‘startups’ de tecnologia em Old Street e Shoreditch – agora, existem centenas de empresas de alta tecnologia nestas áreas.

“O Connected Digital Economy Catapult é uma forma prática na qual o governo pode apoiar a indústria para manter a sua vantagem competitiva”, acrescentou.

O governo já destacou o potencial da comunidade de “startups” na Tech City de Londres para atrair novos investimentos no Reino Unido e ajudar a economia a crescer. Na semana passada, uma delegação de empresas de media digital e de jogos de Austin (EUA) visitou a Tech City com o objetivo de identificar potenciais parcerias e oportunidades de crescimento na área.

O programa do centro Catapult será gerido pelo Technology Strategy Board como parte de um pacote mais amplo de apoio à inovação. O financiamento virá de um fundo de quase 240 milhões de euros reservados para uma rede de novos centros Catapult – conhecido anteriormente como Centros de Tecnologia e Inovação – para diferentes sectores da indústria.

“O centro vai permitir que as empresas utilizem recursos que só poderiam sonhar ter por conta própria”, acrescentou o ministro das Indústrias Criativas, Ed Vaizey. “Isto vai ajudar as empresas a perceberem novas ideias e a transformá-las em novos produtos, novos empregos e num novo crescimento”.

Fonte: Computerworld



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!