Marketing: Internet imune à crise

Janeiro 31, 2012 by  
Filed under Notícias

Em apenas seis anos, a riqueza gerada pela Web deverá duplicar nos países do G20. Uma previsão da Boston Consulting Group, apresentada aos líderes mundiais reunidos em Davos.

A riqueza gerada pela Web nos países do G20 deverá duplicar em 2016, passando dos 2,3 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) contabilizados em 2010 para 4,2 mil milhões (3,2 mil milhões de euros). Por esses dias, quase 50% da população mundial acederá à Internet, sobretudo através de dispositivos móveis.

Estas previsões constam de um estudo da consultora Boston Consulting Group (BCG), encomendado pela tecnológica norte-americana, Google.

Segundo o estudo, a maior parte dos 200 milhões de pessoas que anualmente se estreiam na Net já não estará a usar tradicionais computadores de secretária mas smartphones.

Na medida em que os telemóveis com funcionalidades avançadas estão cada vez mais baratos – já é possível comprar um desses exemplares com menos de 100 euros -, os especialistas da BCG acreditam que, dentro de quatro anos, 80% dos internautas acederão à Net a partir deste tipo de equipamentos.

Era uma vez um luxo…

“O acesso à Web deixará de ser um luxo e a maioria dos internautas viverá em mercados emergentes. Dentro de quatro anos, viverão na China 800 milhões de internautas, mais do que nos Estados Unidos, Índia, França, Alemanha e Reino Unido, juntos”, pode ler-se no documento apresentado em Davos, Suíça.

“Compreender o potencial económico da Web deve ser um prioridade para os líderes mundiais”, afirmou Patrick Pichette da Google, citado pela BBC.

Mas a gigante da Internet, não será a única a ganhar, já que os especialistas identificam diversos “ecossistemas” que farão tudo para reter os internautas, como por exemplo a Amazon, Apple, Facebook, Google, Yandex (motor de pesquisa russo), Baidu (motor de pesquisa chinês) e Tencent (programa de mensagens instantâneas chinês).

Fonte: Expresso


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!