Empreendedorismo: Pequenos negócios proliferam em Portugal

Fevereiro 7, 2012 by  
Filed under Notícias

Multiplicam-se os pequenos negócios em Portugal, apesar dos indicadores económicos atuais.

Segundo noticia o Público, estes pequenos negócios estão especialmente ligados à inovação e muitos ´nascem´ nas universidades.

Na Universidade do Porto, existiam em 2007 cinco projetos deste tipo de negócios. Em 2011, foram já mais de cem.

Também a Universidade do Minho (UM) apresenta um registo em crescendo, passando de seis em 2005 para 43 em 2011. A UM avançou em 2011 com um inquérito com o obejtivo de «mapear todo o universo empresarial que tenha tido por base a formação superior na academia». De acordo com o jornal Público, o estudo revelou que existiam 113 empresas criadas nas quais pelo menos um dos sócios é atual ou ex-aluno, docente ou investigador desta universidade.

Feitas as contas, estes projetos representam 2226 postos de trabalho e cerca de 362 milhões de euros em volume de negócio.

O crescimento é um inferior, para já, em Coimbra, mas consegue mesmo assim atingir números significativos. Nove empresas em 2004 e 22 em 2010.

O mesmo jornal adianta que Aveiro, entre 2006 e 2011, foram criadas 28 spin-offs, nome dado a este tipo de micro negócio vocacionado para a inovação e tecnologias.

Por sua vez, da Universidade de Lisboa saíram quatro spin-offs no último ano, enquanto no Instituto Superior Técnico, os números crescem. Há atualmente 37 spin-offs, depois do avanço em 2009 da comunidade na área de Transferência de Tecnologia.

A Agência de Inovação Sobre apresentou em novembro último um trabalho com os resultados das spin-offs por si apoiadas, que revelou que a taxa de crescimento média anual das spin-offs relativamente a vendas era de 11 por cento, contra os dois por cento negativos de outro tipo de empresas.

Fonte: A Bola



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!