Inovação: NASA pretende criar táxis espaciais

Fevereiro 12, 2012 by  
Filed under Notícias

O investimento da NASA em cada uma das empresas selecionadas para o projeto deve ficar em torno de 300 a 500 milhões de dólares.

A NASA anunciou a criação de um projeto de fabricação de táxis espaciais para fazer o transporte de astronautas no trajeto entre a Terra e a ISS (Estação Espacial Internacional). Para isso, a agência precisa da ajuda de pelo menos mais duas empresas americanas.

O investimento da NASA em cada uma das empresas selecionadas para o projeto deve ficar em torno de 300 a 500 milhões de dólares. A parceria deve durar aproximadamente 21 meses.

As empresas que firmarem a parceria com a NASA terão até maio de 2014 para concluir os projetos. Além disso, existe a possibilidade das naves serem testadas entre 2015 e 2016. Então, os astronautas vão poder usar os voos comerciais a partir de 2017.

A Nave terá capacidade para pelo menos quatro astronautas. Ela deve ser capaz de alcançar uma altitude de 370 km, aproximadamente. Também fará manobras no espaço e permanecerá em órbita por pelo menos três dias.

A NASA tem 406 milhões de dólares para gastar em novos programas para voos comerciais tripulados no ano fiscal com início em 10 de outubro. Vale lembrar que a NASA já investiu 365,5 milhões de dólares em empresas privadas. Dessa verba, 130,9 milhões de dólares foi para a Boeing, 125,6 milhões de doláres foi ana Sierra Nevada Corp, e 75 milhões de dólares chegam à SpaceX.

Dentre os projetos das empresas parceiras da NASA, se destaca a cápsula CST-100, da Boeing, e o Dream Chaser, veículo da Sierra Nevada, parecido com um ônibus espacial em miniatura que voariam a bordo do foguete Atlas 5, além da modernização da nave cargueira da SpaceX com o objetivo de levar cargas à Estação Espacial, e o foguete Falcon 9, para que também possam voar com tripulantes.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!