Marketing: Os melhores Carnavais do mundo

Fevereiro 14, 2012 by  
Filed under Notícias

Fevereiro é sinónimo de Carnaval que, por sua vez, é sinónimo de alegria. Conheça as melhores formas de celebrar esta festa pelo mundo fora.

O Carnaval está à porta. Este ano não há tolerância de ponto mas ainda assim são muitos os que conseguiram tirar uns dias de férias para viajar. Nós dizemos-lhe quais são as soluções mais económicas e mostramos-lhe as tradições e os melhores carnavais do mundo.

Poucos sabem mas, na Grécia Antiga, já se celebrava uma espécie de Carnaval, festa que foi posteriormente adoptada pela Igreja e que marcava o início da quaresma. Na altura havia uma grande concentração de festejos populares e cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.

As comemorações modernas, cheias de desfiles e fantasias, são produto da sociedade vitoriana do século XIX e foi nelas que o Carnaval mais famoso do mundo, o brasileiro, se inspirou. A festa no Rio de Janeiro já entrou para o livro do Guiness como o melhor e maior Carnaval de todos. O clima de euforia instala-se logo após o Ano Novo, com as escolas de samba a prepararem as coreografias e as canções ao pormenor.

Não menos conhecido é o Carnaval de Veneza, que consegue ser um pouco mais económico que o brasileiro. A cidade italiana recebe, neste período, mais turistas, a sua maioria atraída pela tradição que remonta ao século XII. Veneza torna-se num salão de baile a céu aberto, com as mais belas máscaras e fantasias.

Também outras cidades europeias dão nas vistas, por terem preços mais acessíveis, com as suas celebrações da festa que marca o início da quaresma. Na Basileia, Suíça, o Carnaval dura 72 horas e vários grupos fantasiados desfilam com lanternas pelas ruas, enquanto cantam ao som de flautas e tambores. Já na cidade francesa de Nice, tem lugar a famosa batalha das flores, uma tradição que data de 1876, quando, durante os festejos, se trocavam buquês.

Em Barranquila, Colômbia, o Carnaval é tão famoso que já foi declarado pela Unesco como Obra Mestra do Património da Humanidade. Lá é possível apreciar uma série de eventos típicos e espectáculos, sempre com muita música e alegria.

Já nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Orleães, celebra-se o Mardi Gras, ou terça-feira gorda. A festa conta com desfiles, carros alegóricos e muitas máscaras.

E em Portugal? Dizem os entendidos que não há Carnaval como o de Torres Vedras, com os seus famosos «cabeçudos» (bonecos gigantes) e as muitas «matrafonas» que andam pelas ruas (homens vestidos de mulher).

Não menos famosos são os carnavais de Sines e Estarreja, com alegres cortejos e muitas máscaras.

Aproveite que dia 21 está mesmo aí à porta e saia para se divertir, numa das noites mais animadas do ano. Estamos em crise, é verdade… mas é Carnaval, ninguém leva a mal se a esquecer durante um bocadinho.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!